ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Incaper e Nestlé discutem parceria

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/03/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper e a empresa Nestlé se reuniram nesta terça-feira (26/02) para discutir a produção de café no Espírito Santo. O objetivo do encontro foi estreitar as relações e, futuramente, firmar um termo de cooperação ou um protocolo de intenções para validar este acordo.

Todas as pessoas que vieram são do negócio café, somos compradores de conilon. Viemos conhecer o Espírito Santo, a terra do café. Por que o Incaper? Porque o que está no campo é fruto da pesquisa, do trabalho de profissionais competentes. Vamos mostrar que a pesquisa e a extensão rural estão juntas na prática graças à atuação do Incaper”, disse Terence Baines, gerente do departamento agrícola da Nestlé e coordenador da comitiva que visita o Estado.

O diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, apresentou as ações do Instituto. “Somos um pequeno Estado, mas somos o melhor resumo do país. Temos todas as condições para desenvolver, neste pequeno território, todo tipo de agricultura. O Incaper consegue atender os produtores de base familiar de acordo com as especificidades de cada região”, disse Aureliano.

O coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, apresentou um panorama da cafeicultura no Espírito Santo, e destacou a importância econômica e social dos café para os capixabas. “Os números são impressionantes. Estão bem acima das nossas expectativas”, encantou-se Terence Baines.

Os pesquisadores do Incaper/Embrapa Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca e Maria Amélia Gava Ferrão também fizeram ponderações. “É fundamental conhecermos o que é qualidade para a Nestlé”, disse Maria Amélia. “Precisamos saber quais os aspectos que devemos trabalhar para atender o mercado de acordo com suas necessidades”, complementou Aymbiré.

“A Nestlé tem bancos de germoplasmas importantes no mundo todo. Seria interessante termos material genético desenvolvido pela Nestlé aqui no Espírito Santo”, disse Romário Gava Ferrão. Além do intercâmbio de material genético, a parceria entre Incaper e Nestlé deve contemplar ainda investimentos nos laboratórios, a fim de ajudar a desenvolver a qualidade do café capixaba.

“Esta é apenas uma primeira conversa. Há que se desenvolver muita pesquisa para chegarmos à qualidade na xícara. Somos a primeira companhia do mundo em café. Precisamos construir um projeto que trate qualidade e preço, sempre ligado à pesquisa”, finalizou Juan Carlos Marroquín, presidente da empresa, sinalizando que um novo encontro deve ser realizado. Depois da reunião no Incaper, a missão da Nestlé seguiu para uma visita ao município de Águia Branca, onde a multinacional já desenvolve um trabalho tendo o Incaper como parceiro.

Incaper e Nestlé em Águia Branca

A parceria entre o Incaper e a Nestlé teve início em 2011, para oferecer assistência técnica a produtores do município de Águia Branca que participaram do projeto Nescafé Plan. O projeto global envolvia o plantio, a produção e o consumo do Conilon Vitória, variedade desenvolvida pelo Incaper. Uma reportagem feita na época traz os detalhes sobre o acordo (confira: Nestlé incentiva produção do Conilon Vitória

A matéria é do Incaper, adaptada pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CHARLES GARCIA

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/03/2013

ORAÇÃO DA NESTLÉ: Pai nosso que estais no ceu, santificado seja o nosso nome nestlé, que dure por muitos anos o nosso reinado, que seja feito a nossa vontade, tanto no céu como na terra , que os cafeicultores nos de o pão de cada dia hoje e sempre; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos os cafeicultores que nos tem tanto ofendido e não deixai cair a produção, mais livrai do mal tempo (clima). Amem. Ave maria cheia de graça, o senhor a de esta conosco, dendito seja o fruto do café, ó JESUS. OS CAFEICULTORES ; Santa Maria mãe de Deus rogai por nós cafeicultores, agora e na hora de nossa morte(falencia). Amem. Acho que explica bem o que a nestlé quer!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures