ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gel auxilia desenvolvimento inicial de cafeeiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Um produto utilizado no plantio do eucalipto promete ajudar também os cafeicultores do sul de Minas. É um gel que, colocado junto com a muda, auxilia no desenvolvimento inicial da planta.

Um pó bem fino, parecido com açúcar, que misturado à água se transforma em gelatina. Este é o gel de nome difícil, polímero hidroretentor. Ele tem uma grande capacidade de hidratação.

O gel não é nenhuma novidade no mercado. É utilizado há vários anos por plantadores de eucalipto. O que os pesquisadores da Universidade Federal da Lavras querem é provar a eficácia do produto também nas lavouras de café.

O gel é jogado na cova e misturado à terra antes de receber a muda. Segundo os pesquisadores, os efeitos são positivos. "A planta não tem sede, não passa falta e vai ter seu crescimento normal, vai ter menos morte e a gente espera que também tenha maior produção", disse o professor de cafeicultura Rubens Guimarães.

O engenheiro agrônomo Leonardo Pieve faz experiências há um ano e dois meses. O gel no plantio de café é tema da dissertação de mestrado dele. "O objetivo aqui desta área experimental é justamente chegar neste protocolo, o quanto que vai ser diluído na água e o quanto vai ser disponibilizado para a planta", explicou.

"A gente quer ter uma base científica para poder recomendar isso para os produtores e técnicos aqui da região", disse Ronaldo de Medeiros, gerente da fazenda experimental.

A fazenda experimental da Epamig em Três Pontas também testou o produto em dois mil pés de café. As plantas estão hoje com um ano e cinco meses. O crescimento e o baixo percentual de replantio surpreenderam. "Existe replantio até de 10%, mas aqui no caso não chegou nem a 2%".

Gabriela Piedade renovou a lavoura recentemente. Plantou 22 mil mudas com o uso do gel. "Conversando com alguns produtores aqui da região que utilizaram o gel e estavam satisfeitos com o resultado, eu resolvi utilizar. O custo aproximadamente saiu a R$ 0,6 por muda, é um custo relativamente baixo, dependendo do número de mudas que vai plantar, e o resultado com o replantio, se minimizar no futuro, vai cobrir o gasto que tive", contou a agricultora.

No sul de Minas, 25 agricultores já estão utilizando esse gel no plantio das lavouras de café.



As informações são do Globo Rural, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures