ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Frio ajuda na alta das ven­das de ca­fé industrializado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
As ven­das de ca­fé in­dus­tria­li­za­do no mer­ca­do  in­ter­no têm sur­preen­di­do re­pre­sen­tan­tes do setor. Con­for­me da­dos re­cen­tes da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria de Ca­fé (­Abic), de ja­nei­ro a ­maio hou­ve cres­ci­men­to de cer­ca de 15% nas ven­das. A es­ti­ma­ti­va é apu­ra­da com ba­se em um ín­di­ce 100, a par­tir de ju­nho de 2003. O cres­ci­men­to em ­maio foi de 9,4% em re­la­ção a ­abril, em­bo­ra se­ja pre­ci­so con­si­de­rar que ­abril te­ve me­nos ­dias ­úteis. Na com­pa­ra­ção com ­maio de 2008, o au­men­to das ven­das é de 20,8%, mas a ­Abic pon­de­ra que em ­maio do ano pas­sa­do o nú­me­ro de em­pre­sas pes­qui­sa­das era me­nor do que o ­atual (60 tor­re­fa­do­ras).

''Os re­sul­ta­dos sur­preen­dem por­que a pro­je­ção ini­cial é de cres­ci­men­to de 3% em 2009, levan­do em con­ta a in­se­gu­ran­ça que exis­te com re­la­ção aos ru­mos da cri­se ­internacional'', diz o di­re­tor exe­cu­ti­vo da ­Abic, Na­than Hers­zko­wicz. Ele acres­cen­ta que uma das prin­ci­pais ra­zões do au­men­to das ven­das é que o ­frio che­gou ­mais ce­do es­te ano, ele­van­do o con­su­mo de ca­fé.

­Além dis­so, gran­des em­pre­sas do se­tor, que fe­cham ba­lan­ço em ju­nho, pro­cu­ram ace­le­rar o rit­mo de ne­gó­cios, se ajus­tan­do ao cum­pri­men­to de me­tas. Nes­se sen­ti­do, Na­than ob­ser­va que ao lon­go do se­gun­do se­mes­tre o rit­mo de ven­das po­de ­cair.

Ape­sar do re­sul­ta­do po­si­ti­vo no fa­tu­ra­men­to, Na­than co­men­ta que o se­tor de tor­re­fa­ção es­tá com mar­gens mui­to bai­xas, ou até ne­ga­ti­vas em mui­tos ca­sos. De acor­do com o di­re­tor da ­Abic, os pre­ços do ca­fé nas gôn­do­las de su­per­mer­ca­dos man­ti­ve­ram-se pra­ti­ca­men­te inal­te­ra­dos nos úl­ti­mos ­três ­anos, en­quan­to os cus­tos su­bi­ram.

As informações são de To­mas Oku­da, da Agên­cia Es­ta­do, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures