ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Florada fora de época preocupa produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2007

3 MIN DE LEITURA

1
0
Assim como a frustração da florada foi um fenômeno generalizado nas principais regiões produtoras de café e tornou-se tema amplamente discutido entre produtores e técnicos, a florada em época atípica também tem chamado atenção dos envolvidos com o agronegócio café. Desde de dezembro, lavouras que apresentam floradas indesejáveis são relatadas por produtores das principais regiões produtoras, da Bahia ao Paraná, mas não existe consenso entre especialistas sobre os efeitos do fenômeno.

Alguns analistas consideram que haverá redução da qualidade da safra que será colhida nos próximos meses, com prejuízo também na redução da safra 2007/2008. Porém, na visão do fisiologista do Instituto Agronômico (IAC), Joel Irineu Fahl, a floração atípica não deverá afetar significativamente as próximas safras.

Para o coordenador do Núcleo de Fisiologia do Cafeeiro do CBP&D/Café , José Donizeti Alves, e o secretário executivo do Programa Café da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Paulo Tácito Gontijo Guimarães, ainda não é possível prever o efeito dessas flores "temporonas" na produção, mas o prejuízo é certo, seja para esta safra ou para a próxima (2007/2008). Na opinião deles, "caso esses nós não tivessem florescido, eles provavelmente floresceriam para a colheita subseqüente (2008)". Eles destacam ainda que as floradas não ocorreram na planta toda e nem toda lavoura apresenta o fenômeno.

Retrato das lavouras

Consultor de café irrigado e membro do Conselho Técnico da Fundação Bahia, Marcos Antônio Pimenta Menezes relata que o fenômeno foi verificado no Oeste da Bahia, quando ramos que deveriam florescer no segundo semestre, abriram flores nos meses de dezembro e janeiro. Para o consultor Carlos Roberto Piccin, além da floração indesejada, induzida por efeitos climáticos, tem verificado uma redução acentuada no crescimento dos internódios, que deverá refletir em prejuízo na produção da safra 2007/2008. O fenômeno também é verificado nas lavouras irrigadas do Cerrado Mineiro e Baiano, conforme relato do engenheiro agrônomo Luiz Américo Paseto.

Acompanhando lavouras no Sul de Minas e Oeste da Bahia, o consultor Guy Carvalho acredita que a florada tardia ocorre na parte mais velha do ramo, antes do internódio curto e, portanto, o prejuízo já era esperado para a safra a ser colhida. Ele acha arriscado prever quebra da safra 2007/2008 decorrente deste fenômeno. O professor do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo, José Ricardo Pezzopane também acredita que não haverá quebra significativa da próxima safra. Ele lembra que fenômeno similar ocorreu no início de 2002, com floradas atípicas no Triângulo Mineiro, sem impacto expressivo no volume da produção.

Para o técnico do projeto Educampo-Café, em Guaxupé (Sul de Minas), Rodrigo Serpa Vieira, a florada fora de época não deverá prejudicar a qualidade da safra a ser colhida, já que a maioria das flores não vingou, passando direto para "estrelinha". Porém, diferente do que observa Guy Carvalho, a região observada por ele apresenta floração em ramos novos, que seriam responsáveis pela safra seguinte.

Fenômeno também observado pelo diretor da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), Ricardo Lima de Andrade, na região de Franca (SP), com floradas em internódios novos, com crescimento a partir de setembro de 2006. Ele questiona, como a maioria dos produtores, a razão para a antecipação do florescimento em nós de crescimento deste ano agrícola.

Efeito do clima

Para o fisiologista Joel Fahl, o florescimento atípico é uma conseqüência das condições climáticas também atípicas verificadas no início de 2006. A associação de fatores verificados naquele período, com temperaturas máximas elevadas em janeiro e fevereiro de 2006, acompanhado de um veranico nas principais regiões produtoras, contribuíram para uma generalizada frustração da florada.

Na avaliação de Joel Fahl, essa condição climática atípica para as condições brasileiras, com estresse hídrico quando deveria haver uma temporada de chuvas (jan/fev/2006), induziu a uma interrupção do crescimento contínuo da cultura. Porém, como a maioria das plantas mostrou-se vigorosa, com excedente de energia e com potencial para uma florada maior, iniciou-se novo período de crescimento após o veranico. O que resultou na floração fora de época, como ocorre em condições climáticas de países como Colômbia e Costa Rica.

Na avaliação de Joel Fahl, a maioria das flores abertas antecipadamente deverá ser inviabilizada, não afetando significadamente a qualidade da safra a ser colhida nos próximos meses. Mas lembra que a qualidade deverá ser prejudicada pelo elevado número de floradas ocorridas anteriormente a este fenômeno. Quanto ao efeito da floração atípica na safra 2007/08, ele acredita no potencial da planta para indução de novos botões florais na época desejável, sem prejuízo significativo no volume da produção.

Vale destacar que o Brasil se destaca no comércio internacional de café por apresentar colheita única, com definição clara das estações. "O fenômeno serve para lembrar o quanto a cafeicultura é influenciada pelo clima. O que o produtor deve fazer é torcer para que não ocorra novas anormalidades climáticas", completa Fahl.

Fonte: Cibele Aguiar, Embrapa Café.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CRISTIANO BARBOSA DE ALMEIDA

JACUÍ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/03/2007

Atuo na região de Guaxupé e verifiquei a ocorrência deste fenômeno em grande parte de nossas lavouras.

Acho que talvez tenham sido os dias frios que aconteceram no início do verão que fizeram com que as plantas recebessem algum estímulo que fizeram com que elas, começassem o ciclo novamente, induzindo a florada nos ramos do ano que vem. Porém não se verifica a ocorrência destas flores na roseta inteira.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures