ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo sugere: muita cafeína pode causar alucinações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
Você já ouviu uma música quando ninguém estava tocando? Viu o rosto de alguém onde não havia nada ou sentiu a presença de uma pessoa e, ao se virar, o lugar estava vazio? Se você consumiu muita cafeína - o equivalente a 7 xícaras - você tem 3 vezes mais chances de ouvir "coisas" do que se tivesse consumido menos de uma. Essa é a conclusão de psicólogos da Universidade de Durham, na Inglaterra. Estudos recentes mostram que a ingestão exagerada do estimulante aumenta levemente as chances de alucinações.

A cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do stress, diz Simon Jones, um dos pesquisadores. Quando alguém está ansioso, o corpo libera o hormônio cortisol e quando as pessoas bebem muito café, chá ou refrigerante (com cafeína), o corpo produz mais desse hormônio ao encontrar um evento estressante.

Os pesquisadores propuseram que o cortisol pode desencadear ou exageram experiências psicóticas, aumentando a quantidade do neurotransmissor dopamina nas regiões límbicas do cérebro, envolvidas em emoções, memória e comportamento.

"A prevalência de alucinações é maior do que as pessoas imaginam", diz Jones. O pesquisador mostra que a cada ano de 5 a 10% das pessoas - muitas sem qualquer doença mental - experimentam ilusões, como ouvir vozes ou ver coisas que não estão ali. De acordo com Jones muitas pessoas tem alucinações frequentes, mas, ainda assim, conseguem lidar com essas experiências.

Mais pesquisas precisam ser feitas antes que as alucinações possam ser atribuídas diretamente à cafeína; é possível que pessoas que já viram, ouviram ou sentiram essas ilusões estejam consumindo mais cafeína por alguma outra razão, ainda desconhecida, como a automedicação.

Jones e outros cientistas também planejam investigar se outras influências nutricionais, por exemplo, açúcar e gordura, podem ter um papel no desencadeamento de visões e sons fantasmagóricos.

As informações são do portal UOL, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEMAR BRAGA RENA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/09/2009

Senhores:

É uma irresponsabildade e um desserviço publicar, num site de café, resultados de pesquisa altamente inconclusivos, e ainda debatidos pelos próprios pesquisadores, que denigrem a imagem deste produto, no momento em que os produtores estão lutando desesperadamente para sobreviver. É uma pena, pois há tantas coisas boas e mais importantes para serem comentadas!

<b>Resposta do CaféPoint:</b>

Prezado senhor Alemar Braga Rena,

1-) Não é preciso ser pesquisador da Universidade de Durham, na Inglaterra, pra saber que cafeína em excesso, aliás, qualquer substância em excesso, pode fazer mal à saúde.

2-) A matéria apenas conta que foram feitos testes relacionando níveis de cafeína (que não está presente apenas no café) com estados de alucinação, e transmite a opinião de especialistas sobre o assunto.

3-) O CaféPoint, como meio imparcial de divulgação, não pode "esconder" informação, e nunca deixará de publicar um assunto tendo como argumento o valor da saca de café no mercado. Ou quer dizer que se o preço do café estivesse muito bom, então não haveria problema algum em publicar o referido estudo?

4-) No mais, o fato de a notícia ser publicada aqui, num site especializado em café, é muito mais importante do ponto de vista técnico, pois é exatamente aqui no CaféPoint que a matéria poderá ser discutida por quem entende do assunto.

Concordo que os resultados da pesquisa são inconclusivos, como também o são os resultados de alguns estudos que relatam os efeitos benéficos do café, publicados aqui, inclusive. Este fato apenas reforça a ideia de que ainda há muita pesquisa para ser feita na área, mas enquanto não se chega a uma resposta definitiva, nós vamos divulgando o que atualmente está sendo investigado, ainda que esteja em processo de descoberta, o que aliás, ficou bastante claro no texto, desde o título: "Estudo <b>sugere</b>: muita cafeína pode causar alucinações" até os últimos parágrafos: "mais pesquisas precisam ser feitas antes que as alucinações possam ser atribuídas diretamente à cafeína..."

Agradeço o questionamento.

Julio Frare - Coordenador do CaféPoint

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures