ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estimativas de safra deveriam ser mais realistas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/09/2007

3 MIN DE LEITURA

0
0
O CaféPoint possui um sistema de comunicação interativo, onde o leitor pode enviar cartas comentando, criticando, elogiando ou até mesmo ressaltando qualquer notícia ou artigo publicado no site. Isso possibilita uma participação ativa dos usuários, trazendo a opinião dos mais variados segmentos do setor e a realidade das diversas regiões envolvidas direta ou indiretamente na cafeicultura.

Abaixo seguem alguns dos comentários sobre o artigo "Verdades e mentiras a respeito da produtividade das lavouras de café" feitos na semana.

Carta de João Carlos Remedio, São José dos Campos, SP.

Parabéns pelo excelente artigo. Ele mostra que as previsões de safra que surgem a todo momento são meras especulações, puro jogo de interesses de setores interessados em explorar de maneira predatória a cafeicultura nacional. O que mais me impressiona é que a maioria dessas previsões são feitas por " brasileiros", não sei a mando de quem. A cafeicultura brasileira precisa ser respeitada.

Carta de Arnaldo Reis Caldeira Júnior, Carmo da Cachoeira, MG.

Finalmente uma análise crítica bem feita. Ponderada em cima de dados concretos, ou seja, número de hectares plantados perspectivas de aumento de produção e consumo. Dados reais com perspectivas reais.

Estamos falando em perspectivas de 48 milhões de sacas para 2008 e sem comentar sobre a perversa estiagem, floradas antecipadas que abortaram e cafezais sendo trocados por cana de açúcar.

O artigo é bom até pra quem quiser especular. Pois o número de 48 milhões de sacas é um número balizado e não deixará os aventureiros de plantão falando besteiras por aí!

Carta de Amarildo J Sartóri, de Vargem Alta, ES.

Parabéns pela serenidade e clareza das informações contidas neste artigo, para nós que lidamos no dia a dia com a cultura do café, sabemos das dificuldades e os inúmeros fatores que comprometem diretamente a produtividade.

Percebo a indignação de alguns produtores ou profissionais ligados de alguma forma a cafeicultura, quando comentam alguns artigos aqui publicados, tratando de estimativas de safras que fogem a nossa realidade.

Uma estimativa de safra bem feita deveria seguir a fórmula aqui apresentada, simples, lógica e sem mágicas, pois em um país com as dimensões do Brasil, as chances de ocorrerem problemas em regiões produtoras de café, que possam prejudicar ou favorecer a produtividade são enormes.

Abaixo segue comentário sobre o artigo "Estimativa de safra no Brasil: um grande chute ou jogo de interesses?" feito na semana.

Carta de José Eduardo Ferreira da Silva, Belo Horizonte, MG.

Olivier,

Desculpe-me, você tem inteira razão. Foi extinto aquele modelo de "Emater" que temos por aqui. Visitei na Aquitaine os serviços de pesquisa e de Ater e fiquei impressionado com a qualidade e, sobretudo, com o foco dos serviços. Isso só ocorre por ter suas metas anuais definidas pelos produtores e suas organizações e uma estrutura administrativa mais leve, sem ingerência política. De fato a estrutura de organização (sindicatos, cooperativas, as câmaras, etc) é que permite esta gestão dos produtores dos serviços de pesquisa e Ater. Também visitamos uma universidade, além de vários produtores, atacadistas (sobretudo de batata) e o varejo. Mais uma vez a organização dos produtores também faz diferença aí.

Não tenha dúvida que o agricultor brasileiro sabe o que quer, mas quando se tem uma estrutura que não o estimula a participar e definir seus objetivos e os rumos, eles tendem a cair na zona de conforto, pois tem algumas coisas de "mão beijada" (sabemos que não é bem assim, pois não existe "almoço grátis"). O pior é que o maior penalizado com isso é o agricultor familiar, por mais estranho que isso possa parecer. O grande se vira, faz acontecer. O "pequeno" fica no aguardo das esmolas.

Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures