ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: prestações de consultoria técnica ajudam no incremento da produtividade dos arábicas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
No município de Marechal Floriano, região serrana do Espírito Santo, o café arábica é uma das principais atividades agrícolas. Os produtores regionais estão realizando, com apoio de instituições públicas e privadas, um processo de renovação das lavouras visando aumento de produtividade. E os resultados já começaram a aparecer.

No sítio Caçador, o produtor Daniel iniciou sua renovação em uma área antiga há cerca de três anos. “Com o apoio de profissionais da Defagro implantamos uma nova lavoura. Com os tratos culturais que realizamos na nova área, em três anos, conseguimos ter a lavoura renovada. Já é a segunda safra. Na primeira, tivemos uma boa produção e agora as plantas estão com uma ‘carga’ excelente”, diz o produtor.

A média de produtividade na região é de 15 sacas por hectare. Porém, os resultados no Sítio Caçador mostram que com este trabalho é possível alcançar a média de 35 sacas por hectare. “É só realizar uma boa manutenção na lavoura, cuidando como deve ser cuidado”, destaca Daniel.

E os procedimentos adequados são orientados por profissionais do setor. O gerente da Defagro de Marechal Floriano, Giucimar Gerhardt, lembra que o café é uma cultura que pode ter uma grande variação na sua produtividade e o que vai determinar isso é o manejo, o controle fitossanitário e adubação e a variedade que o produtor vai escolher para plantar. “Estamos incentivando os produtores, em parceria com o Incaper, a fazer a renovação das suas lavouras seguindo as recomendações técnicas adequadas”, diz Gerhardt.

O engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper, Cesar Abel Kroling, explica que a escolha do local para a lavoura é fundamental para iniciar o trabalho, evitando topo de morro e altitude elevada. “Definir espaçamento entre as linhas e entre as plantas é o próximo passo. A lavoura no Sítio Caçador foi implantada com distância de dois metros e um metro, respectivamente”, diz. Depois, o cafeicultor deve escolher corretamente a variedade e realizar adubação de cova, com análise de solo para definir quais nutrientes serão inseridos.

Após o plantio, o agrônomo do Incaper diz que a adubação no primeiro ano deve ser feita com nitrogênio e depois, no período de formação do grão, deve-se adubar com nitrogênio e potássio. O cafeicultor não pode esquecer os tratos fitossanitários que são importantes para controlar pragas e doenças. “Esses são os principais cuidados para você ter sucesso na lavoura de café”, destaca Kroling.

E os resultados na propriedade do Daniel mostram que a renovação da lavoura é o caminho para obtenção de alta produtividade por hectare. “Podemos observar que se fizer bem feito, a lavoura recupera rápido e dá resultados”, diz o produtor. “Quando o trabalho é profissional e bem conduzido é possível colher bons resultados com rentabilidade para o produtor”, diz o gerente da Defagro.

As informações são do Es.hoje.jor.br, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures