ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: começa oficialmente a colheita de café conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/05/2009

4 MIN DE LEITURA

3
0
O Governo do Espírito Santo iniciou, na manhã desta quinta-feira (14), em Jaguaré, a colheita da safra 2009 de café conilon no Espírito Santo. A data marca também o lançamento da campanha para a melhoria da qualidade do conilon. Mais de 500 pessoas, juntamente com o governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço, o secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Ricardo Santos, o presidente do Incaper, Evair de Melo, prefeitos dos municípios da região, deputados estaduais e lideranças ligadas ao setor estiveram presentes na cerimônia.

O Espírito Santo é o maior produtor de conilon do país e alcançou, nos últimos 15 anos, um acréscimo histórico de produção: 213%. Agora, a prioridade do Governo e de entidades parceiras do setor é investir na melhoria da qualidade, uma exigência dos mercados consumidores.

O governador Paulo Hartung afirmou que sua presença na solenidade que marcou o início da colheita de café conilon foi uma forma de mostrar a importância da cafeicultura para o Espírito Santo. "A cafeicultura é extremamente importante para a economia estadual, além de ser uma atividade que contribui para o equilíbrio social, que gera emprego e renda para mais de 300 mil capixabas", ressaltou.

Hartung destacou que o Governo do Estado vem incentivando os produtores a investir na melhoria da qualidade e da produtividade do café conilon, o que torna o produto mais competitivo no mercado internacional e, consequentemente, melhora a renda do produtor. "Temos feito um trabalho constante de conscientização e, ao mesmo tempo, oferecendo suporte técnico através da Secretaria de Agricultura e do Incaper. Já avançamos muito em relação à produtividade e vamos avançar muito mais também na qualidade de nosso café conilon", frisou.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, a participação do conilon nas misturas com café arábica (blends) e na fabricação de café solúvel tem crescido de forma acelerada. "Por isso, o mercado exige a qualidade desse café, e o Governo vai investir fortemente para que o produtor ganhe cada vez mais lugar no mercado mundial. Além de sermos o maior produtor, precisamos ser também referência em qualidade", afirma Melo.

Durante o lançamento da campanha, o coordenador estadual do Programa de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, apresentou uma palestra sobre "Tecnologias para a Melhoria da Qualidade do Café conilon". Ferrão afirmou que o cafeicultor capixaba precisa se dedicar à produção com qualidade. "Ficamos preocupados em aumentar a produção, e nos tornamos o maior produtor de conilon do País. Agora é preciso fazer um bom planejamento, para estruturar a lavoura de acordo com a colheita, para não prejudicar a qualidade do fruto", destaca.

O presidente do Centro de Comércio do Café de Vitória, Marcelo Silveira Netto, tratou da Melhoria da Qualidade e o Mercado de Café conilon. Ele destacou que quanto melhor a qualidade, mais conilon poderá ser usado nos blends. "Em 2010, somente o Brasil deverá consumir 10,5 milhão de sacas. Com qualidade, podemos também atender, além do mercado interno, a demanda potencial de exportação. O mercado mundial deverá consumir - em 2010 - 60 milhões de sacas. No café solúvel, em que é utilizado 80% de conilon, a possibilidade é de que sejam necessários 3,2 milhões de sacas, e de grão verde, 5 milhões. Para um bom espresso, por exemplo, é preciso pelo menos 20% de conilon. Os produtos de qualidade superior são menos vulneráveis aos efeitos da crise", finaliza.

A colheita no Estado está na fase inicial, por isso, o objetivo da campanha é evitar que o produtor colha o café antes da hora certa, além de conscientizá-lo de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, sempre com a utilização de técnicas corretas para a secagem dos grãos.

Uma colheita bem feita deve ser iniciada quando 80% dos frutos estiverem maduros. As vantagens são: facilidade na secagem, redução do número de defeitos, maior sustentabilidade na atividade, maior peso do grão, melhor qualidade final do produto, facilidade de venda, maiores preços e mais lucro.

Se o cafeicultor não seguir as recomendações técnicas, ele pode levar prejuízos provocados por defeitos nos grãos, conforme tabela abaixo:



Prejuízos - Em um lote de 100 sacas de café Conilon tipo 8, com os defeitos acima citados, o cafeicultor perde R$ 3.724,00, considerando o preço do café de R$ 200,00 a saca.

Cafeicultura no Espírito Santo

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo. Ela emprega 33% da população ativa do Estado e está presente em todos os municípios, exceto Vitória. Ocupa 500 mil hectares de área em 60 mil propriedades (das 90 mil existentes), e representa, sozinha, 40% do PIB agrícola do Estado. Envolve aproximadamente 130 mil famílias, gerando em torno de 400 mil postos de trabalho diretos e indiretos. É conduzida prioritariamente por produtores de base familiar e o tamanho médio das lavouras atinge os 9,4 hectares.

O Espírito Santo, por meio do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Incaper, é referência mundial em tecnologia e produção de café conilon. As novas técnicas de manejo da cultura desenvolvidas pelo Instituto, assim como variedades melhoradas, aliadas à assistência técnica aos produtores, fizeram com que, em 15 anos - de 1993 até 2008 - a cultura apresentasse crescimentos expressivos.

A produtividade média do Estado cresceu 188%, passando de 9,2 para 26,57 sacas beneficiadas por hectare. Já a produção teve incremento de 215%, ao subir de 2,4 para 7,3 milhões de sacas beneficiadas/ano, com um aumento de apenas 11% da área plantada. Dessa forma, o Estado consolidou sua posição de maior produtor de café conilon do Brasil, respondendo por 70% da produção nacional.



As informações são do Incaper.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DOUGLAS

INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 09/03/2017

Me parece muy interesante esta variedad

Que variedad es?
MARIA ISABEL MOTA DA SILVA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/01/2016

Grata

Fico no aguardo d resposta
MARIA ISABEL MOTA DA SILVA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/01/2016

cultivo um pé de café numa lata grd, ele esta cheio de graõs, como devo cuidar

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures