ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eliane Nogueira comenta estabilidade do mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/12/2009

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

2
0
A leitora do CaféPoint Eliane de Andrade Nogueira, produtora de café de São Sebastião da Grama/SP, enviou um comentário ao artigo "Cafeicultura em crise perde área plantada". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Concordo com o amigo Otávio , realmente os mercados estão procurando estabilidade, só que a agricultura é uma empresa a céu aberto, onde temos encargos iguais ou maiores que uma empresa comum. Portanto temos que ser olhados de forma diferente. Todos os países desenvovidos do mundo , tem sua agricutura subsidiada e nós enfrentamos este mercado. É uma concorrência desleal, pois, além de enfrentarmos interpéries de todos os tipos sem ajuda nenhuma, enfrentamos especuladores de mercado que entram e saem da bolsa a hora que querem.

Nós produzimos alimentos, portanto o mundo depende de nós. Não nos ajude, que uma hora esta conta chega e eu te garanto que, o preço vai ser altíssimo, pois, ninguém quer produzir sem ter lucro.

Abram os olhos, enquanto é tempo..."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/12/2009

A teoria é muito simples, nós temos vários mecanismos na bolsa para nos proteger. Quanto a troca de insumos por café, já se faz a muito tempo,mas, os insumos de todos os custos de café é um dos menores,pois, a colheita de café que na minha opinião é o maior custo , nós não temos proteção nenhuma, porque o dinheiro de colheita quando chega já é tarde. A mão de obra na cafeicultura é muito cara e as exigências são enormes, hoje o cafeicultor tem que entender de economia, bolsa de valores, legislação trabalhista e ambiental, política,além do próprio ramo em si, que já não é facil.Por estas peculiaridades é que precisamos de políticas voltadas para a agricultura.

Quando se está em um escritório, faça sol ou chuva, vente, dê uma geada, você está protegido e o agricultor? e o prejuíso desta natureza quem nós paga?

Olha a população quer comida barata, cobre do governo, pois é dele a obrigaçâo.A nossa é produzir e com qualidade.Países que não olham para a agricultura de modo especial estão fadados a ter um caos social enorme e toda a população vai pagar um preço altíssimo, nós já tivemos exemplos em outras crises da cafeicultura, quando as favelas de São Paulo cresceram assustadoramene e isso vai voltar a acontecer.Lembre-se, quando houver um assalto, sequestro ou mais um traficante nas ruas e você tiver que ficar preso dentro de suas próprias casas, que lá atrás houve um problema grave e a solução mais uma vez não veio.

Todos temos responsabilidade social, não é só abandonar a cultura simplesmente, é fazer política para arrumar o que a 10 anos está falido.Lembre - se , são 5.000.000 de pessoas envolvidas nesta atividade.Vamos fazer a nossa parte que é cobrar das nossas autoridades uma solução o mais rápido possível.
ROGÉRIO LIMA DO VALLE

MOCOCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/12/2009

Prezada(o)s .

Concordo com os cometários dos leitores acima . Porém temos que ter em mente que nós produtores somos especuladores por natureza , ou seja sempre contamos com variáveis que não podemos mudar , apenas prever. No caso do café , mais um agravante que são as bolsas de valores e cotações cambiais . Investidores no mercado de capitais, são assim mesmo, ou seja, realizam os lucros ou prejuizos em segundos, sem fundamento climático, estatístico.

Cabe a nós produtores /consultores, analisar se é interessante ou não ficar no mercado como produtor , produzir com o menor custo possível e acompanhar o mercado, vendendo quando acharmos conveniente, criando um caixa (reserva) para os momentos piores (sei que é dificil) . Sendo possível trocar insumos por sacas de café , ou seja fica menor a exposição .

Atenciosamente Rogério

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures