ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dilma anuncia medidas para o setor cafeeiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/08/2013

1 MIN DE LEITURA

18
0
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira o lançamento de contratos de opção de venda para 3 milhões de sacas de café, atendendo a uma demanda de produtores em meio à forte queda nos preços no mercado internacional.

A presidente disse que os contratos de opções terão preço fixado em 346 reais, com vencimento previsto em março.

Dilma fez o anúncio em entrevista a rádios locais durante uma visita a Varginha, importante região produtora no sul de Minas Gerais, Estado que colhe o maior volume de café no país.

"Sabemos que a situação internacional é de preços voláteis. Nosso governo tem tomado uma série de medidas para reduzir o efeito negativo que se tem num cenário desses", disse a presidente na entrevista.

Além dos contratos de opção, a presidente anunciou ainda que o governo ajudará a financiar a estocagem do café e que está disponibilizando imediatamente os recursos para a compra do café pelo preço mínimo, conforme apontado em plano de safra.

"Vamos financiar a estocagem do café para que os cafeicultores que estão começando a colher não precisem comercializar a preços que não são os melhores para eles", explicou.

Leia também: CNA aprova pacote emergencial para socorrer crise no setor cafeeiro.

As informações são da Reuters.
 

18

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/08/2013

O CAFE DA COLOMBIA EH MAIS VALORIZADO UNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA REDUZIR O NEGOCIO DA COCAINA.... OS EUA ENFIAM UM MONTE DE DOLARES PARA QUE A POPULACAO PLANTE MENOS COCA E MAIS CAFE.

NADA ALEM DISSO. O CAFE FINO DA COLOMBIA É EXCELENTE. O CAFE FINO DO BRASIL É EXCELENTE. PONTO.
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/08/2013

Porque o café da colombia e mais valorizado que o nosso? Puro marketing internacional que criou uma lenda em torno do cafe deles. Nossos cafés finos são tão bons quanto senão melhores do que os colombianos. Falta o marketing; falta atitude do governo e das cooperativas para causar impacto no consumidor e no mercado. Falta valorizar o nosso café nao permitindo que o mercado pague ao Arabica Brasileiro preço de robusta.Outra opinião minha e de que as cooperativas via financiamento governamental deveriam investir em Torrefacao para vender apenas o produto final investindo tambem no marketing do mesmo em escala mundial.O produtor cooperado receberia pelo seu produto industrializado lucrando mais e assim eliminaríamos a Alemanha (que e o maior exportador sem produzir um grão) do mercado.
CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/08/2013

AH OUTRA COISA....



TEM UMA ENTREVISTA NO GLOBO RURAL DE UM CARA DE MINAS ...ACHO QUE RIZZO..QUE DIZ QUE SABE O CUSTO ...270 REAIS E QUE ESTA SATISFEITO PORQUE A PRODUCAO ESTA SENDO BOA ESTE ANO...



O SR RIZZO ... TENHA A SANTA PACIENCIA... 270 DE CUSTO PRA VENDER A 290??????????

QUE LUCRO EH ESSE ?????????



PARA DE FALAR BESTEIRA E VAI CUIDAR DA LAVOURA PORQUE BOCA FECHADA NAO ENTRA MOSQUITO
CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/08/2013

eita ..... ARRANCAR PE DE CAFE.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK









TENHAM PACIENCIA MINHA GENTE..... TODO MUNDO QUE TA NESTE NEGOCIO NAO SABE FAZER OUTRA COISA..... TEM MILHOES INVESTIDO NISSO........



NEM PAGANDO O PRODUTOR ARRANCA PE DE CAFE......



TEM QUE TER PROTECAO .......  E NAO DO GOVERNO....... QUE NAO CONSEGUE PROTEGER NEM ELE MESMO



PROTECAO FEITA PELO DONO DO NEGOCIO... COMO SOMOS UM MONTE DE PEQUININOS PRECISAMOS DE UM ORGAO (HONESTO OU NAO) QUE POSSA FAZER A PROTECAO DE PRECOS. PODE ATE SER O FUNCAFE .



FORA ISSO PODE PRODUZIR 130 MILHOES DE SACAS NO MUNDO QUE AQUI NAO VAMOS FICAR A MERCE DE ESPECULACAO...



QUANTA CHORADEIRA... VOCES JA VIRAM O TORREFADOR SE UNIR PARA CHORAR COMO NÓS CAFEICULTORES?????????? QUANTA CHATISSE ESSA CHORADEIRA...



QUEM QUER ARRANCAR PE DE CAFE QUE ARRANQUE E SAIA DO NEGOCIO QUE SACO ISSO.



I S S O   N A O    FUNCIONAAAAAAAAAAAAA
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/08/2013

Concordo com Mardem; quem será o primeiro a derrubar um pé de café ? E quem garante que todos o farão?  O negocio e investir no marketing do Arabica Brasileiro; e na qualidade de uma bebida pura 100%Arabica; comparada com os "famosos" Blends que abastecem o mercado; pioram a bebida e nesses últimos anos tiraram nosso lucro. Governo Federal e/ou Cooperativas/Armazéns e Associações de produtores poderiam e/ou deveriam fazer este investimento.
MARDEN CICARELLI

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/08/2013

Caro João Carlos,



Obrigado pela resposta. Concordo plenamente com sua análise. O cenário é exatamente esse que você descreveu. Só não consigo conceber um plano de redução onde não apareça um "esperto" para burlar uma redução programada de produção (frente a um possível aumento de preços), ou uma nova acomodação da indústria fazendo novos blends, ou ainda novas origens. Imagine um cenário de redução premiada, com a presença de fiscais para verificar se realmente erradicamos parte de nossa lavoura... Fiscais... só isso me dá arrepio! Acho impraticável num país de gersons, com o perdão ao canhotinha de ouro.



Numa análise simplista, acho que o regulador deve ser mesmo o mercado. Ou seja, quem entrou por oportunidade apenas, buscando lucro fácil, vai ver que o buraco é mais embaixo. O mercado é autopurgatório. Muitos produtores "de raiz" se perderão -- eu mesmo estou numa "pitimba" danada e corro riscos sérios! -- mas ainda acho que qualquer tentativa de revogar a lei da oferta e da procura vai dar o mesmo resultado que revogar a lei da gravidade.



E onde entra o governo? Simples: não atrapalhando. Propondo e executando medidas estruturantes. Fazendo estatísticas confiáveis. Mostrando a viabilidade ou não de ingressar no negócio. Ordenando. Instruindo. Sendo isento e honesto. Ok, sei que isso, no Brasil, é utopia...



Esticamento de prazos, opções e políticas de retenção podem surtir efeitos imediatos, mas devemos ir com cautela, pois podem "maquiar" as coisas, gerando um efeito rebote pior do que a doença atual. Como tratar febre com aspirina. Ela baixa, mas se não cuidar da infecção...



Abraços e boa safra!
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/08/2013

Prezado Marden,

O grande responsável pela depreciação nos preços do café é o excesso de produção. Não sabemos com confiabilidade quanto se produz e se consome de café mundo afora. Não sabemos com exatidão nem nossa produção e consumo. O mercado não confia nas estatísticas brasileiras; perdemos grande parte da credibilidade. Se analisarmos na história, os melhores preços do café ocorreram  em períodos que não havia café sobrando no mercado.

O cafeicultor brasileiro, aquele que têm no café a sua principal fonte de renda, está vivendo há anos de ilusão e de humiliações... Produzir café virou loteria, muitos são os apostadores e poucos, os ganhadores.

Com a alta no preço do café em 2011, houve uma grande corrida para novos plantios e recuperação de lavouras já abandonadas. Com o aumento nos preços, principalmente da variedade arábica, o mercado aumentou a quantidade de robusta em seus blends e diminuindo a quantidade de arábica , baixando seus custos. Somando, baixa no consumo e aumento de novos plantios de arábica, só podia dar nisto: excedente.

O mercado alterou seus blends e o consumo de café não caiu, então, aprenderam a manipular esse mercado de alto risco, para o produtor é claro! É por isso que eu tenho insistido em baixar a produção, erradicando lavouras produtivas e impedindo  novos plantios. Não adianta o país produzir 55 milhões de sacas/ano e os preços não cobrirem nem os custos de produção. É o que estamos vivendo há muito tempo na atividade.

As medidas governamentais anunciadas, são meramente paliativas, ou seja, não atacarão a raiz do problema que todos sabemos ser muito café ofertado. Essas medidas, embora, com muito atrazo, são bem vindas e vão fazer com que o cafeicultor se iluda mais um pouco, para que esta "escravidão" não acabe. Estamos fazendo a riqueza de muitos às custas de nosso constante empobrecimento.

Se o governo brasileiro criar uma medida para indenizar o produtor que queira sair da atividade, parcial ou totalmente, ele realmente estará fazendo algo de concreto e que ajudará a cafeicultura seguir como atividade geradora de empregos e de divisas para os país, com o cafeicultor obtendo algum resultado positivo com o seu trabalho. Pensemos nisto, com seriedade e com um ideal de quem quer ver a cafeicultura voltar a dar certo; estando nela ou não...!
WIDERBROW MOTTA

JAGUARÉ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/08/2013

E o CONILON, onde fica dona dilma......
ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 08/08/2013

DIMA PT...> Sabemos que a situação internacional é de preços voláteis.......>"". Nosso governo tem tomado uma série de medidas para reduzir o efeito negativo que se tem num cenário desses", disse a presidente na entrevista."""QUE DESCARAMENTO...O GOVERNO, PT,  ACHA QUE ESTÁ SE DIRIGINDO COM ALGUM RECEBEDOR DE BOLSAS???? TENHA SANTA PACIÊNCIA...
CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/08/2013

Marden esta coberto de razao.



Nao da pra confiar em ninguem neste pais realmente.



Nem no governo nem no povo... afinal eles sao parte do povo,... talvez a borra de impurezas...srsr.



Mas é preciso que haja uma protecao neste produto. ë preciso criar um mecanismo de protecao quando o produto sofre especulacoes muito grandes.



Isso foi muito bom pro cafe em tempos mais remotos, atualmente ... a cafeicultura é um negocio serio, profissional, nao da pra ficar especulando como uma lojinha de carros usados.



Todo setor que sofre especulacao precisa de regulacao.  
MARDEN CICARELLI

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

Prezado Carlos Machado,



Ousada sua proposta. Não ouso comentar os fundamentos financeiros, pois sou leigo no assunto.



Mas... imagine um ano cujo diferencial de preço (sobrepreço) seja de 20 dólares, numa produção de 50 milhões de sacas.



Isso dá 1 bi (de dólares!) na mão do Funcafé -- em um ano!



Sabe quando veríamos esse dinheiro trabalhando em nosso favor? NUNCA.



Daria pra confiar nos "cumpanhêros gestores" desse fundo? Ia virar caixinha eleitoral, depois escândalo, CPI, pizza (nessa ordem)...
CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

so tem uma coisa... tirar 3 milhoes de sacas  do mercado eh suficiente?????



ISSO EU NAO SEI AVALIAR... OS ENTENDIDOS PODERIAM EMITIR UMA OPINIAO (COM EXPLICACAO MATEMATICA)...



ACHO QUE PODE AJUDAR , MAS FRANCAMENTE... O GOVERNO VAI GASTAR 3000.000* 346 = 1 BILHAO E 38 MILHOES (DINHEIRO DO FUNCAFE - NAO SAI DO COFRE DA UNIAO) ... SE A DIMAQUINISTA TIRASSE 10 MILHOES DE SACAS GASTARIA 4 BILHOES... EH MUITA GRANA PRO FUNCAFE.. AI ELA TERIA QUE POR A MAO NO BOLSO.. SABE QUANDO FARA ISSO????????? NUNCA.



TENHO UMA PROPOSTA... DINHEIRO PRO FUNCAFE: SEMPRE QUE O PRODUTO ESTIVER ACIMA DE 180 DOLARES (CONSIDERANDO CONDICOES ATUAIS ISSO PRECISA DE REGRAS MAIS COMPLEXAS PRA DEFINIR O PRECO) ... PASSOU DE VALOR O PRODUTOR DEPOSITA COMPULSORIAMENTE NO FUNCAFE EM SEU CPF.

QUANDO O CAFE ESTIVER ABAIXO DE 180 O FUNCAFE TEM AUTORIZACAO PRA COMPRAR TUDO QUE TIVER ESTOQUE DISPONIVEL .... ATE ZERAR O CAIXA (MODO DE FALAR VIU GNET)... SE TIVER 1 BI... COMPRA 1 BI.... SE TIVER 10 BI COMPRA 10 BI... E LARGA LA... QUANDO MELHORAR O PRECO VENDE TUDO E FAZ CAIXA. SE NAO MELHORAR EM 2 ANOS ... QUEIMA TUDO.
CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

eh pra dar risada... como quem ta na m... se contenta com esmola.... alguem sabe quanto o governo gasta com isso?????? nada... sabem quanto é a diferenca do preco atual para o que a beleza anunciou ... nada...

porque? vamos as explicacoes:

preco hoje 285 - tipo 6 -- da pra vender uma liga com ate 30% de varrecao nestas condicoes.

preco proposto para marco 346 - menos 10,00 pra participar do leilao. 5,00 pra passar na maquina - sobram 330,00 . escolha de pelo menos 10 % com diferencial de preco de mais de 100 reais... ou seja menos 10 - sobrou 320,00 -- uai entao tem 50 paus de diferenca.. ta bom ne... esquecemos do seguinte... preco do cafe NY hoje 115... preco do cafe NY marco 125,00 entao mais 10 dolares = 25,00 caiu pra 295,00 ah tem o valor presente do dinheiro ... de marco/14 pra hoje = que eh de 6,8% considerando selic a 8,4... entao caiu mais 275,00 humm.... cade o genio que fez essa conta pra doente mental que anunciou o cafe nesta condicao... sinceramente.. eh melhor o governante nao por a mao em nada
MARDEN CICARELLI

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

Prezado João Carlos,



Tenho acompanhado suas opiniões no CafePoint, bem como de outros (lembro-me, no momento, do Jonas Torres). Vocês são favoráveis à redução da produção.



Porém, vejo dois grandes problemas. O primeiro é referente à redução de mercado. De forma semelhante ao que ocorreu nesse ano com o arábica (seguramos o estoque, o robusta cresceu sobre nossa ganância), se reduzirmos a produção, não apareceria outra origem a suprir o mercado?



O segundo refere-se a nós mesmos. Você acha mesmo viável conseguirmos uma forma de realmente frearmos a produção, em nível nacional? Eu ficaria muito frustrado se eu reduzisse a minha produção, e meu vizinho aumentasse a dele, e pegasse carona nos preços mais altos, às minhas custas. O brasileiro não tem esse perfil solidário, de pensar no todo; ao contrário, nós pensamos primeiro em nós mesmos, para depois considerarmos o coletivo.



Diante disso, das duas questões, uma externa e outra interna, você vê mesmo viabilidade em um plano de redução? Como contornaríamos esses dois problemas?



Desculpe-me usar esse espaço para discussão, e perdoe-me a leiguice. Mas acho interessante a opinião de vocês, mas não vejo como viabilizar sem um risco altíssimo.



Obrigado e um abraço.
JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

É um trem enorme vindo em sentido contrário!!!!!!!!! Tomara Deus que eu esteja muito errado.....
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

Melhor pingar do que secar... As medidas anunciadas são paliativas, que se fazem necessárias no momento, mas, nem de longe atingem o real motivo para os preços estarem baixos; super produção. Estamos brincando de rolar prejuízos... afinal, o cafeicultor brasileiro parece ter se acostumado e acomodado com isso. Está faltando coragem para se tomar medidas que realmente irão surtir efeitos e tornarem os preços do café remuneradores, mas, parece ser interesse de poucos. Se nós cafeicultores nos acostumamos a viver nessa situação o problema é nosso, mas, se um dia resolvermos mudar esse jogo, temos que produzir menos; é a lei da oferta e  procura. Pensemos nisto...!
MARCOS CARVALHO

CABO VERDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

Apontou uma luz no fim do túnel !!!!
EDUARDO TOLENTINO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/08/2013

Amigo produtor, repare que alguma cultura é mais beneficiada, quando a colheita do produto coincide com véspera de eleição, maneira oficial e indireta de compra de voto!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures