ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diagnóstico da Cafeicultura Brasileira é discutido no Comitê de Planejamento Estratégico do CDPC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/03/2007

4 MIN DE LEITURA

0
0
O Comitê de Planejamento Estratégico do CDPC reuniu-se, na quarta-feira (27/03), a fim de discutir os termos de referência para o desenvolvimento de novos estudos e projetos para o setor.

Alguns pontos de vista foram convergentes entre os participantes como a necessidade da identificação do custo de produção por diferentes processos de produção e regiões. Segue, abaixo, a visão do tema manifestada, no encontro, por alguns dos participantes da reunião:

Departamento do Café (Dcaf) Ministério da Agricultura:

Entre os diversos temas apresentados, o diretor do Dcaf, Vilmondes Olegário da Silva, sugeriu dar prioridade para a realização de um Diagnóstico da Cafeicultura Brasileira, a fim de proporcionar um "raio x" da situação dos produtores brasileiros, nas diversas regiões, com extratos por tamanho de produtores, tecnologia utilizada, nível de emprego de mão-de-obra, etc. Para o diretor, a finalidade é de proporcionar ao Governo uma visão isenta e transparente da real situação dos produtores, para, a partir deste estudo, propor novas políticas para o setor e até mesmo estudar a possibilidade de políticas compensatórias por regiões.

Vilmondes sugeriu que o estudo, mesmo sendo afeito fundamentalmente junto ao setor de produção, seja assumido conjuntamente pelos demais membros da cadeia café, já que as políticas que poderão ser implementadas a partir dele poderão gerar benefícios para toda a cadeia do Agronegócio Café.

Conselho Nacional do Café:

O Deputado Silas Brasileiro, Diretor Executivo do CNC, lembrou que a produção realizou diversos trabalhos para o Governo, tentando mostrar a situação da nossa Cafeicultura. Entretanto a metodologia utilizada nos estudos passados não foi bem recebida pela área econômica do Governo. Portanto, seria importante realizar este novo trabalho com a empresa que fez os estudos para os setores de grãos e algodão, que foram reconhecidos pelo Ministério da Fazenda e proporcionaram medidas que ajudaram estes setores a sair de sua recente crise.

Sua preocupação é realizar um trabalho em conjunto com o Governo que proporcione uma política de médio e longo prazo para o setor. Silas lembrou que a cafeicultura brasileira está perdendo a competitividade com o fortalecimento de nosso câmbio que provoca um enorme efeito "guarda-chuva" para os nossos concorrentes. Hoje, mesmo o produtor recebendo cerca de U$ 120,00 em seus cafés, não tem a rentabilidade necessária para a sustentação da atividade, ao contrário do que ocorre nos demais países produtores. Para Silas, hoje não há no Brasil um consenso sobre custo de produção, sobre a metodologia para apurá-lo, sobre o real valor do endividamento dos produtores, incluindo as dívidas com as agroindústrias e o sistema financeiro privado. Estas respostas possibilitarão demonstrar ao Governo a real situação da cafeicultura, promovendo assim políticas consistentes para o setor.

Ministério da Fazenda:

Para o representante do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fontelles, é necessário fazer um trabalho que determine com confiabilidade qual é o custo de produção do Brasil. É necessário diagnosticar estes dados pelos diferentes sistemas de produção nas diferentes regiões. Verificar ainda como se relaciona a produção com os demais segmentos da Cadeia Café.

Gerardo afirmou que a pior solução que existe é a prorrogação de dívidas, pois os produtores depois não conseguem pagá-las. Este processo termina por deprimir o sistema de preços ao manter um processo produtivo não competitivo no sistema. O Governo em sua visão, não pode ser movido por pressões políticas sem ter um diagnóstico confiável. A questão do endividamento necessita ser qualificada, para não afetar as demais ações governamentais para o setor.

Agroconsult:

A empresa Agroconsult, representada na reunião por um de sócios, o Senhor André Pessoa, foi contratada no ano passado por empresas que compõem o Agronegócio brasileiro para realizar um diagnóstico da situação dos grãos e do algodão. O trabalho realizado foi reconhecido pela área econômica do Governo pela sua qualidade, e a partir dele, novas políticas para o setor de grãos foram implementadas. Por esta razão foi sugerida a participação da Agroconsult na reunião. André Pessoa relatou que a principal resposta que seu trabalho buscava fornecer era qual o tamanho do endividamento e qual seria a saída possível. Para tanto sua equipe foi a campo para verificar quais as linhas de financiamento contratadas por produto e qual era o volume de compromissos dos produtores com as empresas de insumo e equipamentos. O horizonte utilizado na ocasião foi de 5 anos e o volume das dívidas que foi apurado ultrapassou R$7 bilhões.

Por outro lado, foi feita uma análise da rentabilidade do setor com base nos preços dos insumos e das commodities para verificar a capacidade de geração de caixa dos produtores.

No final do trabalho, verificou-se quais soluções poderiam ser alcançadas através de políticas públicas e quais soluções seriam pela via do mercado.

O estudo detalhado por diferentes regiões possibilitou propostas de soluções específicas para problemas localizados, o que pode também ocorrer no café.

Ao final da reunião, o consultor propôs a realização de uma proposta técnica, com prazo e metodologia para sua aplicação, para se aprovada, apresentar o seu custo. Os membros do Agronegócio irão analisar a proposta da Agroconsult que deverá ser apresentada na próxima semana.

Brasília, 28 de março de 2007.

Silas Brasileiro

Conselho Nacional do Café
Diretor Executivo

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures