ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Deputados se posicionam contra Código Florestal e MST

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/05/2009

1 MIN DE LEITURA

11
0
Uma reunião de deputados ruralistas da Comissão de Agricultura da Câmara realizada nesta sexta-feira (1/05), durante a Agrishow, em Ribeirão Preto/SP, se transformou em palco de ataques à legislação ambiental brasileira, às entidades do setor e de luta pela terra, principalmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O primeiro a se pronunciar, deputado Moreira Mendes (PPS-RO) disse que "o MST pode ser comparado ao narcotráfico colombiano, é ilegal e traz insegurança ao homem do campo". Já Paulo Piau (PMDB-MG), disse não ver como trazer a estabilidade para o campo no País diante dos constantes conflitos fundiários e ainda fez duras críticas às restrições ambientais para o plantio de áreas agrícolas. "Acho que a desobediência civil organizada é a única forma de mostrarmos que alguma coisa está errada", disse.

Entre as incoerências apontadas pelos ruralistas no Código Ambiental Brasileiro, o qual os parlamentares tentam alterar para ser menos restritivo ao agronegócio já consolidado, o deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO) citou a distância mínima de áreas de preservação permanente para as margens de rios. "Baseado em quê essa distância foi determinada?", indagou o deputado numa referência à lei, de 1965. Ele defende critérios agronômicos, como o tipo de solo e a declividade do terreno, para definir qual seria a área mantida.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, voltou a defender que os parlamentares fortaleçam o lobby pelo setor "responsável por um terço do PIB (Produto Interno Bruto) e por um superávit (correspondente a) de 200% do saldo da balança comercial brasileira", disse. "Nos Estados Unidos o lobby mais forte no Congresso é o do setor agrícola, que tem apenas 2% dos parlamentares. No Brasil, mesmo com 18% dos parlamentares, esse lobby é minoritário", concluiu Rodrigues.

A matéria é de Gustavo Porto, da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELISIO ANTONIO DE OLIVEIRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/05/2009


Como um grande percentual do PIB depende da agricultura familiar isso e verdade. Nao entendo como nossos representantes (principalmente estaduais) que tem poder de fazer resoluções e modificações com relação a lei federal de 1965, poderiam fazer conforme necessidade regional de forma que nao coloque o homem do campo que ja e tao sofrido na condição de marginal. OBRIGADO
EUGENIO MARIO POSSAMAI

ÁGUA BOA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 08/05/2009

é interesante isso, mas devemos levar em consideração que nos mesmos ou vários de nossos colegas do agronegócio, em vergonha ou nao sei o que de dizer que é um produtor rural, porque e chique ser da cidade,mas esses mesmos da cidade devem ter conciência de que se nõ ouver o homem do campo a cidade morre de fome, e isto ñão é levado em consideração, devemos estar atentos pois no proximo ano teremos elições, dai a hora de alguns ou todos os politicos começarem a defender de araque os produtores, porque no discurso sã muito bons, mas na hora d dar a cara a tapa, eles saem fora de fininho, muito cuidado.
ANTONIO SILVIO ABEID MOURA ( SILVIO MOURA )

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 07/05/2009

Tudo bem, falta força no legislativo mas já é bom alguem defender os produtores, mesmo que só por posicionamento, por enquanto. Deveríamos nos unir, juntar grana e bancar um comercial no meio do Jornal Nacional pra turma urbana, da qual eu faço parte, saber quem somos, o que fazemos e como fazemos. Quanto que a população da cidade pagará pela preservação do meio ambiente ao produtor rural?
JOSEPH CRESCENZI

ITAIPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/05/2009

Gostaria de corrigir, o American Farm Bureau representa 6,2 Milhões de produtores rurais americanos, unidos, votando a sobrevivência da sua classe.
JOSEPH CRESCENZI

ITAIPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/05/2009

Caros produtores,

Com respeito aos nossos candidatos, temos que unir antes da eleição e não apenas reclamar dos resultados. Que candidato queremos para repesentar nossa "Classe"?

Nós, produtores rurais, somos uma classe, temos que escolher quem vai respeitar essa classe sem restrição. Temos que organizar entre nos mesmo e não esperar que vai ter Deputados que vão nos defender somente por serem supostos Ruralistas.

No Brasil e nos EUA, Deputados querem ser reeleitos, O bloco Rural Americano chamado Farm Bureau detém 2% dos Deputados, mas representa mais de 500 mil produtores UNIDOS. Mexe que quero ver!

Vamos unir, isso quer dizer TODOS PRODUTORES RURAIS, e obrigar a legislação Ambiental valer para a Zona Urbana também. Quero ver reflorestar a Marginal Tietê com 100 metros de Mata Ciliar.
FERNANDO FONSECA GOMES

INDIANÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 05/05/2009

em meio a tantos debates falaçoes no congresso, tais pessoas que la dentro estão mais se parecem com meninos brigando por pirulitos , onde fala-se muito e pouco se faz e o pobre homen do campo é que fica vendido sem saber o que fazer e ao mesmo tempo prejudicado porque nao se faz nada para ajuda-lo.
FERNANDO PANSERA DALLA COSTA

CURITIBA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 04/05/2009

Parabéns pelo texto e pelo tema abordado. Porém acho que seria interessante um debate/explicação mais aprofundada, já que esse tema é de interesse de todos os produtores. Obrigado
L. FERREIRA DE AGUIAR

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/05/2009

O atual Código Florestal está completando quarenta e quatro anos, não sei se foi feito depois de 1964 ou se era um projeto anterior e só entrou em vigor a partir dessa data. A única certeza é que de tão absurdas, suas regras nunca foram levadas a sério
por nenhum governo até hoje, e agora está sendo usado para trazer intranqüilidade aos proprietários (próprios otários) rurais.

Esse assunto vem sendo discutido na imprensa e pela sociedade a mais de um ano, e só agora aparecem alguns deputados se posicionando a favor do produtor rural. Eu que achava que o único macho na política brasileira era o deputado Clodovil Hernandez, agora vejo que existe alguns com um pouco de hombridade, que não se dizem da bancada ruralista só na época de eleições. O fato de a bancada ruralista nos Estados Unidos ser infinitamente menor que a brasileira, e fazerem um lobby mais forte, deixa claro que devemos ser mais cuidadosos na hora de votar, pois o que parece é que tem muitos oportunistas usando o produtor rural para se elegerem.

Quanto ao MST, quando se fala nele lembramos-nos das Farc, do Mir, do Sendero Luminoso, e dos partidos de esquerda tupiniquins, nunca de um grupo de agricultores que querem terra para trabalhar (até porque o instrumento de trabalho do trabalhador rural não é facão nem armas de fogo). É muito oportuna a colocação do Deputado Leonardo Vilela, ao perguntar quem foi o gênio que chegou a conclusão de que um córrego tem que ter trinta metros de arvores de cada lado para não secar?

Será que os proprietários de terra das regiões de campos limpos, como na Cooperativa Witmarsum no Paraná, Ibía em Minas Gerais e muitas outras regiões no Brasil, onde existem córregos que correm no meio de um campo limpo sem nenhuma vegetação, vão ter que plantar arvores no seu leito para corrigir um erro da natureza. Esse infeliz que chegou a essa conclusão deve se considerar mais sábio que o Criador. Algum burocrata que nunca saiu de seu gabinete em Brasília, que se transverteu de estado brasileiro. (muitas vezes o Estado Brasileiro, é um funcionário do mais baixo escalão, às vezes analfabeto, bêbedo e prepotente), essa é uma pergunta que precisa de resposta.

Lucas F. Aguiar

KENHITI IKEDA

FERNANDÓPOLIS - SÃO PAULO

EM 04/05/2009

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, botou o dedo na ferida. Os parlamentares só se manifestam da boca para fora. Não arregaçam as mangas quando devem, procurando arregimentar outros parlamentares para fortalecer o agronegócio, e assim fazer as alterações que o Código Florestal tanto necessita.
Não é só com discursos que vai se resolver este verdadeiro impasse que se encontra entre os ambientalistas (que aliás são bem mais organizados) e os produtores rurais.
O exemplo citado pelo ex-ministro é esclarecedor. Se nos EUA com apenas 2% dos parlamentares são considerados ruralistas, o lobby mais forte é o setor rural, porque aqui no Brasil, com 18% dos parlamentares o setor não consegue se impor?
E aí srs. parlamentares, vamos ARREGAÇAR AS MANGAS ??????????

Kenhiti Ikeda
Fernandópolis-sp
COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE LEITE DE ESMERALDAS LTDA

ESMERALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/05/2009

O que espero dos Parlamentares é que não permitam que uma lei louca como esta passe no congresso. São tantos casos que devem ser avaliados para cada região de cada estado para ser efetivada uma proteção ambiental que não agride aqueles que produzem. Se ela for como está, daqui a alguns anos outros ambientalistas estarão pedindo desculpas pelas besteiras, como pediram os nazista, a igreja católica com os indios, a escravidão etc, etc, etc. Que os ambientalistas abram os olhos para o horizonte e não para os pés.
RICARDO CAUDURO

LONDRINA - PARANÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 04/05/2009

Já estamos atrazados demais, todavia, sempre é tempo de começar.
RC

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures