ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Copom eleva a taxa básica de juros a 13,75% ao ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/09/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou ontem o juro básico em 0,75 ponto percentual, para 13,75% ao ano. A decisão, porém, não foi unânime: três diretores optaram por um aumento menor, de 0,5 ponto percentual. Segundo o breve comunicado do grupo sobre o resultado da reunião, o ajuste maior foi novamente qualificado como uma medida "tempestiva" para trazer a inflação à trajetória desejada.

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em relação ao aumento, divulgou nota em que diz que "errar é humano, mas persistir no erro é burrice". "O aumento é antes de tudo um erro. No mesmo dia em que o IBGE informa crescimento de 6% do PIB no primeiro semestre de 2008 - um ensaio ainda tímido quando olhamos os demais países emergentes, o Banco Central persiste no erro de comprometer o futuro do Brasil", afirma a Fiesp em comunicado divulgado à imprensa e assinado pelo presidente da instituição, Paulo Skaf.

Segundo a Fiesp, o Copom voltou a usar como argumento para a alta dos juros a necessidade de brecar a inflação, entretanto, não se trata de aumento de custos internos, mas de uma inflação "importada do exterior em razão dos preços das commodities internacionais, particularmente nos alimentos", afirma. A Fiesp diz ainda que o governo está repetindo uma "sucessão de erros", sem considerar que a inflação no Brasil já está mais branda.

Em nota oficial, a Força Sindical também criticou o aumento dos juros. "O aumento da taxa Selic determinado pelo Banco Central é desproporcional às expectativas de disparada da taxa inflacionária", avalia a Força, em nota assinada por seu presidente, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Para a entidade, a subida dos preços das mercadorias foi provocada pela redução da oferta e não pela demanda. "Por isso o aumento do juro básico é colossal, inoportuno e inconveniente."

A elevação do juro básico também foi considerada injustificada por Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). Segundo ele, ainda assim, "tudo serve para justificar" a decisão da autoridade monetária, que elevou há pouco a Selic de 13% para 13,75% ao ano.

O dirigente se queixa que nem mesmo a redução dos preços dos alimentos nas últimas semanas "sensibilizou" o BC. Ao contrário, Szajman afirma que o BC aproveita para usar o fator de baixa internacional dos preços para sustentar a "vigilância" na inflação local. "Ocorre que essa teoria não valia quando os índices se aceleraram", disse, em nota enviada à imprensa.

Como resultado dessa política restritiva, Szajman lembra que deve continuar aumentando a dívida pública, a apreciação cambial e o déficit em transações correntes, além de novas reduções dos saldos comerciais. "E o cordeiro devorado pelo lobo será o crescimento econômico de 2009, que voltará a ser medíocre", conclui Szajman. O próximo encontro do Copom ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro. Com informações do jornal Valor Econômico e Folha de São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures