ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooxupé prevê quebra de 25,1% na safra de café em 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/11/2012

1 MIN DE LEITURA

11
0
Os dados constatados pela Cooxupé são frutos de uma pesquisa promovida pela equipe técnica da cooperativa, composta por engenheiros agrônomos e técnicos que realizaram durante o ano, entrevistas, visitas em propriedades e avaliação de campo logo após a florada e na fase em que o café se encontra na forma de ´chumbinho´, geralmente nos meses de outubro e novembro.

A safra de café para o ano de 2013 na área de ação da Cooxupé, cooperativa que abrange 12 mil produtores do grão nas regiões de Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e também no estado de São Paulo, sofrerá uma quebra de 25,1% em relação ao ano de 2012. O dado é apontado pela própria cooperativa, que possui sede na cidade mineira de Guaxupé.

Os dados constatados pela Cooxupé são frutos de uma pesquisa promovida pela equipe técnica da cooperativa, composta por engenheiros agrônomos e técnicos que realizaram durante o ano, entrevistas, visitas em propriedades e avaliação de campo logo após a florada e na fase em que o café se encontra na forma de ´chumbinho´, geralmente nos meses de outubro e novembro.

A cafeicultura brasileira tem por característica a bienalidade, ou seja, safras altas alternadas com safras baixas. Em 2012, na área de ação da Cooxupé foram produzidas 9.684.929 sacas de café. Para o próximo ano, a primeira estimativa de produção é de 7.254.756 sacas, o que totaliza uma quebra de 25,1%. Baseando-se nesse resultado, a cooperativa ainda informa a previsão de quebra específica em cada região de ação, sendo de 26,1% no estado de São Paulo, de 25,9% no Sul de Minas e 23,7% na área do Cerrado Mineiro.

Segundo José Eduardo Santos Júnior, Superintendente de Desenvolvimento dos Cooperados da Cooxupé, o trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica da cooperativa é de suma importância para as descobertas e planejamento para as próximas safras. "Ao ter uma previsão dos números, tanto a Cooxupé quanto os produtores têm condições de se programarem com relação às suas produções", afirma.

Sobre a quebra de 25,1%, o Presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, considera que o número "é uma quebra substancial na produção em 2013. Apesar de ser o primeiro indicativo, se esse percentual abranger o restante do Brasil, não ficaremos imunes de uma quebra significativa na produção vindoura. É preciso ficar atento!", alerta.

As informações são da Cooxupé, traduzidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/12/2012

Pois eh quem poderia explicar entao esses preços praticados. Na minha regiao (norte do parana)tambem ocorrera essas perdas nao sei ainda se nesses percentuais ou mais ainda.Teremos pouco mais de 3 meses para aguentar ainda, pois entao entrara nova safra e ai so Deus sabe se nao mudar esse cenario.
SERGIO CANDIDO LOPES

BOM JESUS DA PENHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/12/2012

A quebra p/ 2013 ate o momento sao de 25% em relação ao pegamento de chumbinhos, segundo as pesquisas. Esta quebra ja estão considerando as lavouras esqueletadas e renovadas! Agora começa o periodo chuvoso aumentando muito a umidade relativa onde ficara bastante favorável o desenvolvimento de bácterias e fungos, principalmente se acontecer igual ao ano passado, calor durante o dia e esfriando muito a noite, favorecendo ainda mais o desenvolvimento da mancha aureolada. Possivelmente em algumas áreas podera ainda houver mumificação de chumbinhos, e também a cercospora no grão (chumbao) causando dano direto. Em meu ponto de vista acho q ainda teremos surpresas pela frente.
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/12/2012

em nossa propriedade a perda é de no minimo 50% esqueletamos alguns talhões e outros foram atacados pela mancha aureolada.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/12/2012

Na verdade, a CONAB é inimiga dos produtores
JOSÉ ROBERTO DA ROCHA BERGAMO

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/12/2012

É sempre bom poder ouvir uma opinião de uma cooperativa que está envolvida e comprometida com a cafeicultura, é sabido que o orgão oficial Conab mantém posições de estatísticas que diferem em muito da nossa realidade produtiva e com isso afetando o mercado comercial que se posiciona de maneira defensiva, ocasionando situações de baixa no mercado interno e externo pois hoje o Brasil é novamente um dos maiores produtores de café do mundo, o produtor que puder fazer uso do recurso de estocagem deve buscar este recurso para que a retenção auxilie no mercado físico e alavanque uma volta dos preços à realidade da produção pois é sabido que qualidade não é fácil de se produzir.
CHARLES GARCIA

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/12/2012

Sou produtor de café no Espirito Santo, a minha região abrange boa parte da  safra do nosso estado de café arábica.  Muitos especuladores fala em estoques altos e safras altas. onde estão esses estoques? e a próxima safra que já tivemos perda ! lembramos que ainda  estamos em dezembro, e até a safra falta muito tempo!  é uma falta com a verdade que chega a ser irritante, pois os mesmos não estão estão na lavoura. na minha região também tivemos perda. teve lavoura que apresentou perda  ainda maior  que 25%.  É muito importante para nos produtores cooperativas como cooxupé que informa nossa realidade. pois  nenhum especulador  teve em nossa região para ver a realidade. nem ao menos deve conheçer os fungos que estão causando perdas para safra seguinte!
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/12/2012

A Pergunta então é a seguinte: porque então o preço do café é vil, uma afronta ao produtor? E, outra, porque as cafeterias continuam vendendo um expresso a R$ 4,00?
PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/12/2012

SE ESTA  AVALIAÇÃO FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO SOMENTE CHUMBINHOS PEGOS VAMOS DIZER ASSIM, E EM RELAÇÃO AO MANEJO DE PODAS E ESQUELETAMENTO QUAL A PORCENTAGEM DE RENOVAÇÃO DE LAVOURAS. E DE QUANTO SERA A QUEBRA SE CONSIDERARMOS OS DOIS FATORES JUNTOS.
MARIA RITA

BOM JESUS DA PENHA - MINAS GERAIS

EM 30/11/2012

sim,muito complicado. O pessoal vai deixar  de colher café. Pois tudo é muito caro até a colheita, a colheita fica cara. Depois o café não tem preço!!como ficamos?????no prejuizo..rsrsrsrs
MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 30/11/2012

Como vcs  podem ver pé de café naõ faz milagre,não é vaca,as reformas das lavouras estão sendo feitas somente  agora e levarão pelo  3 anos para equilibrar,com isso teremos grandes surpresas qto as proximas produções e o´mercado´ não podera inventar o que não existe.
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/11/2012

Parabens pelas informaçoes baseadas em comprovaçoes nas lavouras .Aguardamos que outras cooperativas tambem informem os dados sobre a produçao vindoura(considerando-se que o clima seja favoravel)  pois so assim poderemos obter uma analise melhor do mercado e os preços pelo menos voltarem aos patamares do ano passado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures