ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativas permeiam debates do 8º. Agrocafé

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
A programação do 8º Agrocafé - Simpósio Nacional do Agronegócio Café, que se encerra hoje, no Hotel Pestana em Salvador, na Bahia, segue intensa. Ontem, lideranças das principais cooperativas e associações cafeeiras de todo país participaram do IV Fórum das Cooperativas e Associações de Café.

Segundo o coordenador Humberto Santa Cruz, este fórum é de grande importância. "A idéia deste painel é fortalecer as associações perante todos os participantes, entidades e produtores, inclusive com a indústria. O espírito associativo tem que integrar todas as partes da cadeia, não só a produtora", disse.

As explanações foram abertas pelo presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, que apresentou números e a experiência dos mineiros. "O cooperativismo em Minas cresceu muito nos últimos anos. Cinqüenta por cento dos cafés produzidos no estado em 2006 foram para as cooperativas. Nos países mais adiantados do mundo o cooperativismo predomina", afirmou, dizendo que a Cooxupé tem 11 mil cooperados e um perfil que representa o cafeicultor.

Paulino falou ainda sobre a safra brasileira de café. De acordo com ele, em 2006, a previsão teve um erro de 3% para menos, mas este ano o erro deve ser muito maior. "Eles falam em uma safra de 40 mil sacas em 2007, mas duvido muito que isso venha acontecer. Somente em Minas, estado maior produtor de café do Brasil e que representa 50% de toda produção do país, a quebra é de 35%, a menos que outro estado produza para compensar esta quebra", afirmou.

O presidente da Assocafé, Silvio Leite, também ressaltou a importância do trabalho cooperativista. "Parece repetitivo falar, mas sem a união nada é possível. Através do espírito associativo de João Lopes Araújo, presidente de honra da Assocafé e coordenador do Agrocafé, nós procuramos realizar um trabalho de congregação, planejamento e organização junto aos nossos associados", falou, referindo-se à Assocafé.

As informações são da assessoria de imprensa do 8º. Agrocafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures