ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consórcio Pesquisa Café completa 15 anos de história

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2012

5 MIN DE LEITURA

1
0


Uma década e meia de avanços, desafios e, acima de tudo, conquistas para o agronegócio café. Hoje, o Consórcio Pesquisa Café reúne mais de 50 instituições no maior programa de pesquisa em café do mundo, coordenado pela Embrapa Café. Com visão de futuro e engajadas na pesquisa e no desenvolvimento da cafeicultura brasileira com competitividade e sustentabilidade, dez instituições de ensino, pesquisa e transferência de tecnologia uniram competências e conhecimentos, assinando o Termo de Constituição do Consórcio no dia 3 de março de 1997.

O arranjo inovador é referência no cenário nacional e mundial da pesquisa cafeeira, tendo colaborado com cerca de 700 a mil projetos de pesquisa realizados e em desenvolvimento. Desde sua criação, o Consórcio já recebeu aporte financeiro na faixa de R$ 120 milhões, recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e distribuídos entre as instituições participantes da programação de pesquisa. O Programa de Pesquisa em Café é voltado para geração de conhecimentos estratégicos, de informações e tecnologias e de comunicação técnico-científica de resultados. A programação atual conta com 74 projetos de pesquisa e 354 Planos de Ação.

O Consórcio é regido por um Conselho Diretor, constituído pelos dirigentes máximos de cada uma das dez instituições fundadoras, sendo presidido pelo Diretor-Presidente da Embrapa, Pedro Arraes. "O Consórcio Pesquisa Café veio para preencher uma lacuna de articulação e compartilhamento de competências na pesquisa cafeeira, com uma distribuição da programação de pesquisa por mérito técnico. A partir de um modelo construído, na prática, no dia a dia, pelas instituições parceiras, esse arranjo inovador potencializou as estruturas de pesquisas já existentes no país e gerou resultados impactantes", declara Arraes. Ele destaca ainda a importância do Consórcio em fazer com que o Brasil, maior produtor e exportador de café, tivesse novamente uma programação robusta de pesquisa na área.

Entre as pesquisas e tecnologias que contaram com o apoio do Consórcio, há estudos em todas as etapas da cadeia produtiva do café, do manejo do solo à pós-colheita e qualidade da bebida. Podemos citar entre as pesquisas: melhoramento genético e obtenção de dezenas de novas cultivares, o uso da biotecnologia como ferramenta na identificação de promotores gênicos, estudos sensoriais e químicos de genótipos de Bourbons, manejo integrado e controle de plantas daninhas em plantios de café, agroclimatologia do cafeeiro, estudos de irrigação e fertirrigação.

Em relação às tecnologias, a Biofábrica para a propagação de mudas por clonagem, reduz o tempo das pesquisas com cultivares; o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias (SLAR) economiza 90% do gasto com água no processamento dos frutos; o Estresse Hídrico Controlado produz maturação e colheita uniformes dos frutos com resultado sentido na melhor qualidade da bebida; a Poda Programada do Conilon, adotada nas principais regiões produtoras gera uma redução média de 32% da mão-de-obra em dez colheitas; o Alerta Geada protege lavouras no Paraná desde 1995 e na última geada 100% dos cafeicultores foram beneficiados com a tecnologia.

Além de ações de transferência de tecnologia, como o projeto "Desenvolvimento e avaliação de ferramentas de comunicação rural para a cafeicultura do Sul de Minas", os dias de campo, eventos em geral, como a Expocafé e Fenicafé, e o apoio no lançamento de publicações sobre café.

Essas e tantas outras contribuições do Consórcio podem ser percebidas na produção brasileira, que aumentou sua produtividade nesse mesmo período sem o aumento da área cultivada. Resultados que levaram o Consórcio a integrar importantes parcerias com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad/França), o Instituto Nacional de Investigaciones Agricolas (INIA), da Venezuela, e a Japan International Research Center for Agricultural Sciences (Jircas), do Japão, além de convites para trabalhar em conjunto com a rede internacional World Coffee Research (WCR) e o CATIE, da Costa Rica.

Entre as ações promovidas pelo arranjo, destaque para a realização de sete edições do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Realizado a cada dois anos por consorciadas em parceria, o evento reúne pesquisadores, empresas do agronegócio café, estudantes e outros interessados, do Brasil e exterior, na pesquisa e desenvolvimento da cafeicultura. Os Simpósios trazem o que há de mais atual em discussões sobre pesquisa em café e possibilitam um realinhamento das redes e linhas de pesquisa em andamento. Na última edição, em agosto de 2011, foi lançada mais uma ferramenta do arranjo, o Portal do Consórcio Pesquisa Café. A página na internet permite aos interessados no setor e à sociedade em geral conhecer e acompanhar a atuação do Consórcio, pelo seu histórico, sabendo mais sobre as instituições consorciadas e o Programa de Pesquisa em Café, além das notícias atualizadas sobre o arranjo, consolidando sempre a marca Consórcio Pesquisa Café.

Novas estratégias

Com o objetivo de melhorar e adequar o Consórcio às mudanças no cenário da pesquisa, um grupo de trabalho vem se reunindo com a participação de representantes das dez instituições fundadoras. O grupo está analisando todos os documentos do Consórcio, como o Termo de Constituição e o organograma, num esforço de revisão de conteúdo e estratégia nunca feito antes. Depois da análise da documentação e da discussão de encaminhamentos, será elaborado um novo documento com a atualização do organograma e das atribuições do Consórcio. A partir daí, o grupo será dividido em duas comissões de reestruturação, coordenadas pelos professores e pesquisadores, Rubens José Guimarães (Ufla) e Laércio Zambolim (UFV). "Faremos uma revisão para definir e reestruturar o funcionamento do Consórcio numa visão estratégica mais atualizada", explica Zambolim. O grupo já realizou duas reuniões e a próxima está agendada para os dias 20 e 21 de março.

Dessa forma, a iniciativa inédita que vem dando certo se prepara para os desafios do futuro no agronegócio café, adaptando-se e acompanhando o conceito mais atual de pesquisa, desenvolvimento e inovação. "Hoje o Consórcio é um arranjo consolidado e reconhecido, o que mostra amadurecimento da iniciativa. Estamos num bom momento na cultura do café, o Consórcio precisa trabalhar agora para manter a competitividade do agronegócio com uma pesquisa forte, baseada em linhas de ponta do conhecimento como biotecnologia e nanotecnologia, alinhada à transferência de tecnologia", ressalta o presidente do Conselho Diretor, Pedro Arraes.

Instituições fundadoras

As dez instituições fundadoras do Consórcio são: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

As informações são da Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REINALDO FORESTI JUNIOR

CAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/03/2012

Parabéns Instituições fundadoras. O setor de café composto de produtores, torrefadores, comerciantes, exportadores e consumidores merecem o carinho especial que o Consórcio tem dedicado. Estendo também ao corpo diretivo e técnicos de alto nível profissional.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures