ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Congresso de marketing rural e agronegócio mostra estratégias para o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os erros e as soluções nas estratégias de marketing para a cafeicultura serão debatidos durante o VIII Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, no próximo dia 28 de julho, durante a palestra Marketing do Café, que será apresentada por Paulo Henrique Leme, consultor da P&A Marketing Internacional. O congresso, organizado pela ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, acontecerá no Transamerica Expo, São Paulo, SP, durante as feiras de negócios AGRINSUMOS Expo&Business e INDUSPEC Animal Expo&Business, 8º Congresso promovidas pelo Grupo Informa, nos dias 27 e 28 de julho.

Segundo Leme, que é consultor em marketing estratégico no agronegócio, durante a criação de uma estratégia de marketing muitos erros são cometidos. Ele aponta como os mais comuns o tratamento da do tema apenas como propaganda e a utilização de ações que só são aplicáveis a produtos industrializados. "A grande diferença é que uma marca do agronegócio café, ou sua "identidade", terá que percorrer uma longa cadeia até chegar à xícara e ao paladar dos consumidores finais", acrescenta.

Para ele, é comum ver cooperativas, associações e produtores tentando estabelecer uma comunicação direta com o consumidor final o que, a princípio, parece ser uma iniciativa interessante, porém, "não consegue atingir e capturar a atenção de consumidores que estão cada vez mais ocupados com a correria do dia a dia. Uma abordagem muito melhor é se comunicar com seus clientes diretos, seja a cafeteria, o torrefador, o importador ou comerciante/exportador, sempre em mente que, quanto mais valor e força sua mensagem tiver, melhor ela será transmitida e maior o prêmio de preço que poderá ser atingido".

Paulo Henrique Leme indica os passos para melhorar a comunicação com o mercado: o primeiro é entender claramente o que seus clientes realmente desejam. O segundo é ajustar a produção e a segmentação de seus produtos, seja na fazenda, na indústria ou mesmo na cafeteria, nunca perdendo de vista os aspectos essenciais de qualidade e fornecimento. O terceiro passo é mostrar aos seus clientes que, além de qualidade, seu café possui valores. "Afinal, é importante fazer qualidade, mas é mais importante ainda vender qualidade, ou seja, comunicar-se de forma adequada com seu cliente", explica.

O consultor enfatiza que é fundamental compreender que, a partir do momento que se inicia a venda de seu café, já está se fazendo marketing: "afinal, seu cliente já está realizando uma série de análises sobre sua fazenda, indústria, cafeteria, etc., e relacionando estas informações com a percepção de qualidade do café comprado ou consumido. Portanto, é bom definir sua estratégia de marketing de forma correta desde o início. É mais barato fazer corretamente do que investir uma boa quantia de dinheiro depois para apagar uma impressão ruim e reformular toda sua comunicação".

Ele esclarece que os consumidores percebem as diferenças de qualidade na xícara e tendem sempre a associar os atributos da bebida com a origem do produto, por exemplo, vinhos franceses, cigarros cubanos, cerveja alemã, etc. "Se sua estratégia de marketing foi eficiente o suficiente para que sua origem (fazenda, associação ou região) seja identificada na embalagem final, o consumidor poderá relacionar a marca e a origem à qualidade da bebida. Existe claramente um desejo a pagar por um café diferenciado, diversas pesquisas de mercado mostram isso, e, quando os consumidores identificarem claramente a "identidade de seu café" na embalagem, você poderá finalmente vender a um preço diferenciado", finaliza.

As informações são do Conselho Nacional do Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures