ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como determinar a necessidade de calagem do solo do cafezal?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/03/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
A necessidade de calagem não está somente relacionada com o pH do solo, mas também com sua capacidade tampão e sua capacidade de troca de cátions. A capacidade tampão pode ser definida como a capacidade do solo em manter inalterada a concentração de H+ em solução quando adicionadas doses crescentes de corretivo. Solos mais tamponados (maior capacidade tampão), necessitam de mais calcário para elevar seu pH do que solos menos tamponados (menor capacidade tampão).

A capacidade tampão relaciona-se diretamente com os teores de argila e de matéria orgânica do solo, assim como com o tipo de argila. Quanto maiores os teores de argila e de matéria orgânica do solo, maior quantidade de calcário deve ser utilizada para corrigi-lo. Em nossos solos, a qualidade da argila não é muito relevante, pois a grande maioria destes apresenta argila de baixa atividade.

Os objetivos, as características do solo avaliadas e os próprios conceitos dos critérios utilizados para a recomendação de calagem são variáveis. Basicamente existem dois importantes métodos para o cálculo da necessidade de calagem, que visam atingir objetivos distintos e geram recomendações de diferentes quantidades de corretivo.

Entretanto, dependendo da situação, um dos dois métodos é mais adequado para se determinar a necessidade de calagem, cabendo aos responsáveis pela nutrição das lavouras cafeeiras selecionar as informações disponíveis, definir o método a ser utilizado e até que ponto a calagem é adequada à cultura.

Para se estimar a necessidade de calagem (NC) são utilizados, principalmente, dois métodos amplamente aceitos e difundidos: O "Método da neutralização do Al3+ e da elevação dos teores de Ca2+ e Mg2+ trocáveis" e o "Método da saturação por bases".

Este material é parte do terceiro módulo do Curso Online Correção do solo e Adubação para aumentar a lucratividade do cafezal.

O instrutor desse curso é o engenheiro agrônomo, D.Sc. André Guarçoni Martins , que é pesquisador em manejo de culturas no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER, ES.

Participe do Curso Online Correção do solo e Adubação para aumentar a lucratividade do cafezal, para aprender a quantificar a fertilidade do solo, corrigi-lo de forma eficiente, adubá-lo e aplicar os fertilizantes de forma a garantir maior lucratividade.

Conheça a programação completa deste curso online
.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures