ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia: seca afeta ainda mais a produção de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/10/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
A seca e a pouca fertilização provocaram um aumento das pragas do café na Colômbia, informou o governo do país, o que, segundo autoridades, poderia agravar ainda mais a colheita do grão, cuja expectativa de produção para este ano já era baixa.

A produção de café da Colômbia caiu 44% em relação ao ano anterior na comparação entre os meses de agosto, para 397 mil sacas de 60 quilos, enquanto as exportações caíram 26%, para 472 mil sacas, segundo as mais recentes estatísticas da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.

"O forte verão que está sendo registrado no país, especialmente na zona cafeeira, somado aos problemas na coleta de grãos da colheita e ao não cumprimento de procedimentos para renovação de cafezais, estão ocasionando um aumento nos níveis de infestação no campo", disse o gerente geral do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), Luis Fernando Caicedo.

A Colômbia é o terceiro maior abastecedor mundial de café depois do Brasil e Vietnã e sua colheita tem sido prejudicada esse ano pela forte temporada de chuvas de 2008, que afetou a floração dos cafezais, assim como por um plano de renovação das plantas para aumentar sua produção na próxima década.

O país, que produziu 11,4 milhões de sacas em 2008, também está sofrendo influência de uma intensa temporada de sol causada pelo fenômeno do El Niño, um aquecimento do Oceano Pacífico. Em comunicado, Caicedo disse que as consequências do inverno do ano passado, somadas à má fertilização, ocasionaram também uma grave deterioração dos cafezais plantados com variedades susceptíveis a pragas (fungos) nas zonas de Caldas, Tolima e Antioquia.

Na Colômbia, doenças causadas por fungos e por ocasião do ataque da broca-do-cafeeiro têm afetado consideravelmente a produção de café nos últimos anos, apesar de esforços em mantê-las sob controle. Para agravar a situação, o aumento do preço dos fertilizantes e de defensivos utilizados para controlar as pragas tem contribuído para reduzir a compra destes produtos pelos cafeicultores.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures