ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia: oitava no consumo de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/08/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um estudo liderado pelo consultor e pesquisador, Ricardo Avellaneda, e respaldado pela organização Viva Café Forever e pela Universidade EAN, concluiu que a Colômbia - apesar de demandar anualmente 1,2 milhões de sacas de café - é o oitavo em consumo per capita entre os países produtores. Isso quer dizer que nações como Brasil, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Haiti e Honduras estão acima.

O documento garante que, per capita, demandam-se na Colômbia 1,5 quilos de café anualmente, enquanto que um brasileiro médio consome quatro vezes mais essa quantidade (cerca de 6,1 quilos de café por ano). Além disso, Costa Rica - oitavo produtor de café da região - tem o segundo lugar em consumo (4,6 quilos por pessoa).

Paradoxalmente, a Costa Rica aumentou nos últimos cinco anos seu consumo por habitante em 48% e o Brasil em 12%, enquanto que a pesquisa diz que "na Colômbia, foi praticamente nulo" o aumento. O documento informa que, na Colômbia, uma libra de café custa mais que na Costa Rica e 1,6 a mais que no Brasil (segundo consumidor mundial do grão). "Esses preços refletem diferenças nas qualidades das misturas em cada país).

Para que o consumo seja menor na Colômbia, disse o trabalho, são condições determinantes o maior preço do grão, o baixo nível de renda por habitante e uma capacidade inferior de gasto em alimentos e bebidas das famílias. A proporção da população de menores rendas, muito maior na Colômbia comparado com o Brasil e Costa Rica, não tem a mesma capacidade aquisitiva para responder às campanhas tradicionais de mercado.

Ao falar do aumento de consumo na Colômbia, o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz Ortega, disse que "copiamos o modelo brasileiro e temos colocado a meta de aumentar o mercado em 30% nos próximos cinco anos. Será muito importante agora que retorne a produção". Ele disse que "quando produz mais, há que garantir que o mercado consuma mais". Ele disse também que "como consequência da queda na produção há maiores importações".

Segundo dados do Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (DANE), o café importado de países como Equador e Peru chegou a US$ 101,84 milhões durante o primeiro semestre do ano. Com o grão que chega, são fabricados misturas que abastecem parte do mercado nacional. "Importa-se café, processa-se para solúveis e se exporta. Isso não é ruim e não devemos entender as importações como perversas", disse Muñoz. "Se a Colômbia quer tomar um bom café, tem que pagar por ele". Ele disse que os torrefadores colombianos não podem subsidiar a matéria-prima. "A Colômbia vende 95% de sua colheita a quase o dobro do preço no exterior que no mercado doméstico".

Cálculos da Federação indicam que a quantidade de café inferior que sai à venda no mercado é 2% menor do que antes se registrava.

O presidente da Federação Nacional de Comerciantes (Fenalco), Guillermo Botero, disse que na Colômbia se consome mais café nesse momento, ainda que a população mais jovem não tenha a cultura de demanda do produto. "Por outro lado, há um aumento significativo da população na Colômbia e um aumento na demanda ocorreria como reflexo".

A reportagem é do Elespectador.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures