ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita de café salvadorenho aumentaria em 2012/13

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/06/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Segundo o prognóstico preliminar da Fundação Salvadorenha para Pesquisa de Café (Procafé), a colheita em 2012/13 crescerá 14,6% com relação à atual. A pesquisa de campo realizada pela Fundação indica que o exercício que inicia em outubro deixaria uma colheita próxima a 1,44 milhão de sacas de 60 quilos.

Isso representa um crescimento de 184.690 sacas (14,6%) com relação à colheita real de 2011/12, pois estima-se que essa será de 1,265 milhão de sacas. "A bianualidade do cultivo, as condições de manejo das fazendas e as chuvas que têm contribuído para uma boa floração e um bom desenvolvimento do fruto" são os fatores que a Procafé considera que estarão por trás dessa melhora na colheita.

No entanto, se o prognóstico preliminar se cumprir, a colheita 2012/13 estaria muito abaixo do dado recorde obtido em 2010/11, quando os produtores de café de El Salvador colheram mais de 1,91 milhão de sacas, o volume mais alto dos últimos 10 exercícios.

No entanto, nem todas as regiões do país mostrarão crescimento no exercício cafeeiro que iniciará esse ano. As estimativas da Procafé indicam que, na região ocidental, conhecida por sua atividade cafeeira, ocorreria uma leve queda de 0,3%. Já na região central e oriental do país, a colheita registraria um aumento de 21% e 20,6%.

Os cafés de alta qualidade são os que experimentariam um maior crescimento, indica o relatório. As zonas de altura estrita, ou seja, onde o café é cultivado entre 1.200 e 1.600 metros sobre o nível do mar, reportariam um crescimento de 21,5%. As regiões de altura média (900 a 1.200 metros acima do nível do mar) cresceriam 15,2%, enquanto que as regiões mais baixas (400 a 800 metros acima do nível do mar) cresceriam 6,4%.

A pesquisa realizada pelo Procafé envolveu 297 fazendas do país, que somam uma superfície de 9% da área produtora de café do país.

Os dados do Conselho Salvadorenho de Café (CSC), disponíveis em seu site na internet, indicam que a colheita atual experimentaria uma forte queda com relação a 2010/11, quando a produção superou 1,91 milhão de sacas. As estatísticas mostram que as fazendas de café produziriam 693.833 sacas a menos que no período anterior. Isso implica em uma queda de 35,4%.

No final do ano passado, a Procafé previu uma queda de 30,44%, enquanto a Organização Internacional de Café calculou uma redução de 21,4%, devido aos danos das chuvas. A colheita de 2010/11 marcou um recorde na história recente da cafeicultura salvadorenha, pois foi a produção mais alta reportada desde 1999/2000, quando foram produzidas mais de 2,83 milhões de sacas.

A reportagem é do Diário El Mundo, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures