ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC defende renegociação do passivo financeiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/05/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
No dia 13, em reunião do setor cafeeiro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, na sede da Pasta, os presidentes do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Frente Parlamentar do Café, Gilson Ximenes e deputado Carlos Melles, respectivamente, endossaram as propostas que focam na geração de renda e fizeram a defesa de um acerto em relação ao passivo financeiro do setor, que foi desencadeado há mais de 10 anos, período em que o produtor desenvolveu a atividade com preços de mercado abaixo dos custos de produção.

"O foco na geração de renda é fundamental, principalmente com base no fato de liberar o acesso do produtor ao crédito, mas é inadmissível que isso ocorra sem que sejam implantadas políticas públicas para sanar o endividamento do cafeicultor brasileiro", salientou Ximenes, explicando que essa situação deficitária do produtor não foi originada por ele, mas, sim, pela inexistência de políticas específicas.

A proposta do CNC, em conjunto com a Frente Parlamentar, para solucionar a questão do passivo se foca na conversão da dívida financeira em comercial, fato que extrai o produtor do grupo de maiores riscos dos agentes financeiros e lhe garante acesso ao crédito. "O endividamento com o Funcafé e o 2OC (Operações Oficiais de Crédito) seria quitado pela forma de equivalência produto, sustentada pela CPR (Cédula de Produto Rural), ao prazo de 20 anos. O produtor que se enquadrar nesse sistema terá a opção de fazer o pagamento de forma física (sacas de café) ou financeira, informando ao agente sobre sua opção entre 30 e 60 dias antes do prazo de vencimento", detalhou Ximenes.

Segundo o presidente do CNC, o ministro Wagner Rossi demonstrou muita aceitabilidade em relação à proposta e deve tomar as medidas para concretizá-la na próxima semana, tanto que já está agendada, para a quinta-feira, dia 20 de maio, a 17ª reunião ordinária do Comitê Diretor de Planejamento Estratégico (CDPE) do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures