ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC concorda com terceiro levantamento do governo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/08/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Nesta sexta-feira (24/08), Manoel Vicente Fernandes Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acompanhado de Lucas Tadeu Ferreira, diretor do Dcaf (Departamento do Café), e de Wagner Rossi, presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgou a terceira estimativa do governo para a safra 2007/2008 de café do Brasil.

De acordo com os dados levantados pela Conab, o país produzirá 32,625 milhões de sacas de 60 kg, das quais 22,524 milhões se referem a café arábica e 10,101 milhões de sacas a café robusta. Na comparação com o ciclo 2006/2007, quando o Brasil colheu 42,512 milhões de sacas (33,015 milhões de sacas de arábica e 9,497 milhões de robusta), o volume atual apresentou uma queda de 23,26%.

Segundo os 189 técnicos da estatal e de órgãos conveniados, que foram a campo aplicar 2.750 questionários junto a produtores, cooperativas e representantes de órgãos públicos e privados dos municípios produtores de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Rondônia e Rio de Janeiro, entre 30 de julho e 11 de agosto, a queda ante 2006/07 se deve à bienalidade negativa da cultura, à estiagem ocorrida no período da floração e ao excesso de chuvas entre dezembro e janeiro, que propiciou o aparecimento de pragas e doenças.

O presidente do CNC (Conselho Nacional do Café) - entidade representante dos interesses do setor produtivo nacional -, Gilson Ximenes, disse que os dados apresentados pela Conab condizem com a realidade da safra 2007/08. "A Conab vem aperfeiçoando seu levantamento a cada anúncio. Quase 200 técnicos distribuíram aproximadamente 3 mil questionários para poder confirmar o que vem sendo notado nas lavouras. Esse foi um trabalho correto e que ficou coerente com os dados da estimativa anterior", elogiou. Na segunda projeção para a safra 2007/08, divulgada em abril, a estatal previu uma produção de 32,065 milhões de sacas.

Ainda de acordo com o presidente do CNC, deve-se ressaltar o excelente trabalho desempenhado pelo ministro Reinhold Stephanes e pela equipe da Pasta da Agricultura. "Toda a equipe do Ministério vem desempenhando uma política correta e de renda para o produtor, o que demonstra a capacidade de cada membro que compõe atualmente a Pasta", finalizou Ximenes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures