ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA: cafeicultura será inviável sem equacionar dívida

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/01/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
As medidas anunciadas nesta semana pelo Governo para socorrer a cafeicultura ficaram aquém das reivindicações do setor e muitos produtores podem ficar inviabilizados de ter acesso a novos empréstimos para financiar a lavoura cafeeira. A avaliação é do presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita.

Segundo ele, a principal bandeira dos representantes dos cafeicultores não foi atendida, que era a conversão de toda a dívida dos cafeicultores, de aproximadamente R$ 3 bilhões, em produto, com a saca de 60 quilos a R$ 320. Desta forma, acrescenta Mesquita, o produtor destinaria 5% da sua renda anual para quitar seu passivo, o que daria um alívio aos cafeicultores permitindo que continuassem na atividade.

"O equacionamento definitivo da dívida era nossa grande esperança em um momento de falta de rentabilidade, que é a nossa preocupação", enfatiza Mesquita, que participou, juntamente com parlamentares e representantes de entidades ligadas aos cafeicultores, de reuniões nos Ministérios da Agricultura e da Fazenda para buscar uma solução para o endividamento do setor.

Mesquita explica que o Governo aceitou fazer a conversão do passivo em sacas de café contemplando apenas os débitos relacionados às operações contratadas com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé Dação) e que tiveram prazo alongado até 2020, conforme a Lei 11.775, que definiu no ano passado a renegociação geral de dívidas contraídas de operações de crédito rural.

Na avaliação do presidente da Comissão de Café da CNA, apenas dois pleitos anunciados nesta semana foram atendidos. Um deles é o lançamento do programa de opções públicas, mecanismo que visa proteger o produtor contra oscilações nos preços pagos aos cafeicultores. O outro é a formação de um grupo de trabalho para traçar um diagnóstico da cafeicultura com o objetivo de buscar medidas definitivas para solucionar os problemas enfrentados nas últimas safras pelos produtores de café. "Estas discussões vão nos ajudar a fazer uma radiografia da cafeicultura e nos ajudar a mudar o quadro negativo que o setor enfrenta", frisa Breno Mesquita.

As informações são da Agência CNA, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO EIMAR OLIVA PERPETUO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/01/2009

A falta de apoio por parte do governo federal aos produtores de café no Brasil só pode ser explicada por uma tremenda irresponsabilidade somada à ignorância, do custo e do preço de venda de uma saca de café, pelos senhores que tem o poder de decisão.

Deixar o setor falir (pois com certeza, está perto de morrer) é inaceitavel. Ainda há tempo, mas muito pouco tempo, para apoiar com medidas definitivas e não paliativas, aqueles que já estão no setor, possibilitando que continuem gerando emprego no campo a milhares de trabalhadores que tem muito pouca qualificação.

O Brasil tem vocação para produzir café. Precisamos de apoio, e não de esmola!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures