ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas seguirão regulares no Sudeste e, na Bahia, devem ocorrer veranicos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/10/2006

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nesta semana, o meteorologista Márcio Custódio, da Somar Meteorologia, responde às consultas de Altair Gaspar de Paula, cafeicultor em Alpinópolis, Minas Gerais e João Raimundo Belas Oliveira, de Utinga, Bahia.

Altair Gaspar de Paula: Gostaria de saber qual a previsão de chuvas para o município de Alpinópolis, Minas Gerais.

Marcio Custódio: Caro Sr Altair,

Diferente do que esperávamos, durante esse mês de Outubro, as chuvas retornaram de forma regular para as áreas produtoras do sul e do Cerrado de Minas Gerais. Em algumas regiões, a exemplo de Alpinópolis, as chuvas até foram fortes e já superam o esperado para o mês de Outubro.

A tendência, a partir de agora, é que as chuvas sigam regulares, já que entramos no período chuvoso da Região Sudeste. Além disso, a chuva deve seguir dentro da normalidade, pelo menos até Janeiro.

Os próximos meses estarão sob influência do El Niño, que concentre as chuvas mais para o sul do Brasil a partir de Fevereiro e Março. Desta forma, se espera uma redução nos volumes de chuva no Sudeste, nesse período, caracterizando alguns veranicos. Nada muito significativo. Apenas, as chuvas devem ser mais irregulares (alternadas com alguns períodos mais secos), no final do verão.

João Raimundo Belas Oliveira: Sou produtor de café em Utinga, situada na Chapada Diamantina, na Bahia. Gostaria de saber como serão a distribuição e volume de chuva para a próxima safra.

Marcio Custódio: Caro Sr. João Raimundo,

Na sua região, da Chapada Diamantina, as chuvas se concentram entre Outubro e Março, quando as frentes frias chegam até o sul da Bahia e organizam a umidade proveniente da Amazônia, gerando as chamadas trovoadas.

Neste ano, teremos influência do El Niño, durante o verão. Dessa forma, esperamos um regime de chuva irregular, principalmente no início (entre Outubro e Novembro) e no final da estação (Fevereiro e Março).

Entende-se por chuva irregular, uma má distribuição, tanto espacial como temporal. Ou seja, as frentes frias chegarão até a Bahia, causando chuva, mas serão intercaladas por veranicos (períodos de tempo seco).

Nos últimos dias, voltou a chover na Bahia, mas isso não é sinal de normalização. Entre o fim de Outubro e decorrer de Novembro, certamente teremos alguns períodos prolongados de tempo seco. O mesmo ocorrerá no final do verão, entre Fevereiro e Março. A chuva deve parar antes do normal, na sua região. Em resumo, teremos uma estação de chuva encurtada e com início bem irregular, alternando sempre com períodos secos.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures