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Cerveja e caipirinha de café são as novidades do verão no litoral paulista

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/12/2012

3 MIN DE LEITURA

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Uma mistura inusitada tem feito sucesso e agradado os paladares mais diversos em Santos, no litoral de São Paulo. Os responsáveis por esse feito são os baristas do Museu do Café, um dos pontos mais tradicionais da cidade, que criaram e adicionaram no cardápio novas bebidas refrescantes à base de café para que as pessoas experimentem durante o verão. Entre as bebidas mais curiosas está a cerveja de café.

A cerveja de café chegou a Santos há cerca de dois meses. A bebida é escura e é produzida em Ribeirão Preto com 6% de teor alcoólico. O barista André Almeida explica que o objetivo é desenvolver vários produtos à base de café. "Já tinham surgido diversas cervejas aqui, mas não estava dando certo. Não era tão gostosa. Quando ficava gelada não ficava tão saborosa. Essa é a que chegou mais perto do sabor do café junto com a cerveja e gelada é mais gostosa", explica.

Almeida afirma que não demorou muito para a nova cerveja começar a fazer sucesso. Empresários de outros lugares vão até a cafeteria para comprar várias unidades. "Quando a gente adquiriu a cerveja, compramos só uma caixa. Achávamos que ia sair pouco. O pessoal começou a gostar e comprar. A pessoa que desenvolveu a cerveja fez muito certo. Gosto de cerveja e gosto de café. É impressionante", diz. Para adquirir uma garrafa da cerveja é preciso desembolsar cerca de R$ 29.



Mas não é só a cerveja de café que está fazendo sucesso. A caipirinha de café é uma outra bebida que vem ganhando cada vez mais fãs. Gelada como a tradicional, mas com um gostinho de café, a bebida foi criada em Santos e leva todos os ingredientes de uma caipirinha normal. A diferença é que o gelo, ao invés de água, é de café. "Cortamos os limões em diversas etapas. Maceramos com açúcar do mesmo modo, usamos cachaça ou a cachaça de café, que também é um produto industrializado. Ao invés de colocarmos gelo normal, nós colocamos cubos de gelo de café. O objetivo é tomar a caipirinha gelada. Pelo gelo ser de café o gosto fica totalmente diferente", explica o barista. Para fazer os cubos, basta colocar o café expresso na forma e levar para a geladeira.

Após fazer o teste e comprovar que a bebida tinha ficado exatamente como pensavam, eles deixaram a caipirinha de café disponível por uma semana para o público avaliar. A experiência deu certo e a bebida se tornou uma das mais pedidas da cafeteria. "Vendemos cerca de 30 copos por dia durante a semana. No fim de semana sempre vende mais", conta Almeida. Além de provar, o público também tem a oportunidade de aprender a fazer a bebida. Assim que a caipirinha começou a ser vendida, os responsáveis pelo local colocaram um vídeo demonstrativo na TV da cafeteria explicando o passo a passo sobre como fazer a caipirinha de café.

Outras opções

Outra opção bastante procurada nessa época do ano é o café havaiano. A bebida foi desenvolvida no Havaí e chegou no Brasil recentemente. No preparo, o café expresso recebe leite de coco e coco ralado por cima. "Fizemos um café curto com a espuma do leite. Nessa base, colocamos leite de coco e coco ralado. É completamente doce e leva leite condensado também", explica. Ele diz que a bebida foi feita direcionada para o público feminino, que geralmente gosta de um café mais doce. Nesse caso, nem é preciso adicionar açúcar ou adoçante.

A gerente de qualidade da cafeteria do Museu, Brunna Cortezi, de 23 anos, é uma das responsáveis pelos cafés com um toque feminino. O café Marquesa foi feito especialmente para mulheres. Mas, ao contrário da caipirinha e da cerveja, a bebida é bem quente. Ela explica que o marquesa foi criado pelos baristas de Santos. A bebida leva chocolate em pó, licor de chocolate, uísque, duas medidas de café expresso e chantilly por cima. "Não é forte. Por isso ele é destinado às mulheres", disse.

A barista conta que essa nova linha de bebidas veio para renovar o paladar dos fregueses e também para atrair mais mulheres à cafeteria, já que grande parte do público que consume café no local é masculino e, por conta disso, há poucos sabores destinados a elas. "Toda a mudança é positiva. Queremos atender todo o público. Resolvemos fazer esses produtos que chamam a atenção da mulher", disse ela.

O investimento nas bebidas geladas e em inovações deu certo. "Saem muito. Começaram a sair desde outubro. Aumentou muito as vendas", contou Almeida. Além disso, ele disse que existe muita procura por bebidas diferentes e, principalmente, pelas alcoólicas. Das 10 bebidas geladas, duas contém álcool. Já entre as quentes, quatro são alcoólicas. "Todas um gostinho diferenciado do café", finaliza.

As informações são do G1, adaptadas pelo CaféPoint.

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