ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CBP&D/Café: pesquisadores querem estreitar parcerias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/04/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
Pesquisadores que estudam o café no Sul de Minas estiveram reunidos entre os dias 6 e 9 de abril para discutirem os rumos das pesquisas que estão sendo realizadas naquela região, de forma a estruturar maior número de parcerias para o desenvolvimento da cafeicultura. O encontro contou com as presenças dos gerentes geral e administrativo da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca e Sérgio Brunale, e de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Procafé/MAPA, Embrapa Café, Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Pesagro-Rio, ambas instituições fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café).

Segundo Fonseca, o relacionamento da Embrapa Café, como instituição coordenadora do Programa de Pesquisa desenvolvido pelo Consórcio, com as instituições participantes deve ser feito de forma contínua e esta reunião no Sul de Minas foi importante para verificar a evolução do arranjo na região, a prospecção de demandas e para que se estabelecesse, junto as consorciadas e seus parceiros, quais são os fatores limitadores do aumento de renda para a pesquisa da região.

Durante o período, Fonseca e Brunale realizaram, ainda, visitas a laboratórios, experimentos, cooperativas e lavouras cafeeiras no Sul de Minas, num processo de estreitamento de parcerias entre a pesquisa pública e os diversos elos que compõem a cadeia do café.

Na oportunidade, Aymbiré Fonseca destacou as iniciativas e a relevância da pesquisa cafeeira desenvolvida em Minas Gerais. Na opinião dele, o levantamento e divulgação dos recursos advindos de outras fontes financiadoras, além do Consórcio, ampliam a visibilidade do setor, bem como da excelência promovida pela integração de competências. "É o momento de fortalecermos o Consórcio", ressaltou.

A reunião possibilitou o intercâmbio de informações com a apresentação das principais conquistas da pesquisa e serviu como incentivo para formação de novos grupos de trabalhos interinstitucionais. Além dos focos prioritários da região, os representantes institucionais da Ufla, Epamig, Fundação Procafé, Emater/MG, IF do Sul de Minas e Embrapa Café, focaram em um ponto comum: a importância da aglutinação de forças e integração entre as instituições consorciadas, objetivando o fortalecimento e a adaptação aos novos desafios de toda a rede representada pelo Consórcio.

Outro tema abordado na reunião foi a recente criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café), com recursos do CNPq, que tem seu foco no desenvolvimento da biotecnologia em café e do qual participam várias instituições consorciadas, como Embrapa Café, Ufla, Epamig, Universidade Federal de Viçosa (UFV), IAC, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Além das instituições consorciadas, Aymbiré Fonseca e Sérgio Brunale, visitaram as instalações do Pólo de Excelência do Café (PEC-Café), que tem entre seus objetivos o estímulo à inovação e geração de negócios de alto valor agregado. A comitiva também visitou propriedades cafeeiras nos municípios sulmineiros de Três Pontas, Varginha, Poço Fundo, Alfenas e Machado. A visita possibilitou o conhecimento de distintas realidades cafeeiras vivenciadas no Estado, bem como os gargalos e fatores de sucesso em diferentes níveis de cafeicultura, desde grandes fazendas com gerenciamento empresarial a pequenas propriedades com ênfase no associativismo.

O roteiro incluiu a Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas, o Centro de Excelência do Café de Machado, o Campus de Machado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF do Sul de Minas), a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Coocratel) e a Fazenda Montes Claros. Em Varginha, além da visita às instalações do Procafé, a mecanização agrícola também foi debatida, quando os visitantes conheceram um protótipo de colheitadeira mecanizada com capacidade de trabalho em áreas com até 30% de declividade.

Segundo Aymbiré Fonseca, essa reunião faz parte do esforço já iniciado para o estreitamento das relações entre as organizações que participam do Consórcio, já tendo sido promovidos encontros semelhantes no Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia.

Por Cibele Aguiar, jornalista da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures