ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carlos Paulino: café pode ter preços melhores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
No último dia 23 o mercado de café reagiu fortemente e os preços do café subiram. Em Nova York, os contratos com vencimento em maio/10 fecharam a 134,75 centavos de dólar por libra-peso, alta de 175 pontos. Segundo a agência Dow Jones Newswires, traders realçaram que fundamentos de oferta e demanda "positivos" para os preços alimentaram o movimento.

Em entrevista ao programa Mercado e Companhia do Canal Rural, Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, confirma a perspectiva de analistas norte-americanos sobre uma tendência de melhoria nos preços do grão em função da demanda crescente e oferta pequena ao médio prazo, no entanto, afirma que para fazer projeções no Brasil, é preciso ter definida qual será a política governamental adota pelas autoridades para ajudar o cafeicultor.

Segundo ele, se os recursos injetados no setor ajudarem produtores na colheita, bem como, para que eles não precisem vender esse café ao longo do ano a qualquer preço, as elevações financeiras irão aparecer e o mercado reagir. "Se o produtor tiver recurso suficiente, não vai vender barato porque sabe que a perspectiva no futuro é boa".

Já existe a expectativa de uma safra de 40 milhões de sacas de café arábica, o mais importante para exportação e comercialização interna e, quando se fala em recursos, o produtor espera segurando desde os quatro meses da sua colheita até durante os doze meses do ano para ter espaço no comércio.

Para tal, é aguardado o plano safra com liberação de Funcafé para colheita e políticas de leilões de opção e PEPRO para demandar o setor. "O Governo não está muito receptivo a essa idéia, mas nós temos que trabalhar com nossas lideranças para ver se consegue um PEPRO a fim de que possa compensar a diferença de preço do mercado ao preço mínimo".

Hoje, dia 26, a Cooxupé realizará uma assembleia em sua sede com esses e novas questionamentos sobre a cafeicultura brasileira.

Veja abaixo a entrevista na íntegra.

Link: Paulino 240310



As informações são do portal Notícias Agrícolas, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures