ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores vão ao Ministério da Agricultura por valorização do produto

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2014

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

2
0
Os cafeicultores foram, no último dia 7 de maio, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pedir a implantação de uma política de valorização da cultura. Renegociação de dívidas e crédito para investir nos cafezais foram algumas das propostas apresentadas.

A coordenadora da assessoria técnica da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Aline Veloso, explica que alguns produtores estão endividados e a quebra da safra atual deve piorar a situação. “Como os preços de 2011 e 2012 não estavam remunerando bem, muitos não conseguiram investir nas lavouras”, afirma ela.

No ano passado, a saca de 60 quilos de café era vendida por R$ 298,18. Hoje, justamente por causa da produção menor, o preço disparou. Em abril, a saca era vendida por R$ 446,55, valor 49,7% maior do que o praticado há um ano.

Como o café colhido neste ano deve ter uma qualidade pior, também devido a fatores climáticos, a Faemg acredita que a tendência seja de redução de preços, mas não ao mesmo nível praticado em 2013.

“Os preços vão mudar. O valor é pago de acordo com a qualidade”, diz o presidente da Concatrel (Cooperativa de Cafeicultores da zona de Três Pontas), Francisco Miranda de Figueiredo filho.

As informações são da Agência Estado.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARMANDO MATIELLI

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/05/2014

Prezado leandro,

vamos esquecer o governo que não tem o mínimo interesse em nos apoiar mas, sim nos explorar. Temos que apertar o governo através da classe produtora pressionando de modo organizado. Hoje, não temos representatividade nenhuma pois, o cnc não representa o setor produtivo. O cnc deveria ser nossa entidade de pressão ao setor governamental mas, na realidade o cnc faz o jogo dos grandes traders , multinacionais e algumas grandes cooperativas que na realidade não passam de traders coligadas as multinacionais. Governo se aperta e não podemos viver eternamente ajoelhados a merce das migalhas politiqueiras desse (des ) governo.



No que tange a seus outros comentários concordo em genero, número e graú. Estamos delapidando nosso patrimônio e nossas esperanças.



A saida é colocarmos no cnc profissionais capacitados e batalhadores ou criarmos entidades como despontou a sincal que, infelizmente, está lenta por falta de apoio da nossa classe. Abraços.
LEANDRO AURÉLIO DA SILVA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 09/05/2014

Boa tarde, sou cafeicultor e Engenheiro Agronomo na regiao de Boa Esperança.

Estamos cada dia que passa mais preocupados em relaçao ao clima e a produtividade das lavouras devido a seca, a quebra da safra deve ficar de 30 a 50% neste ano e tambem uma produçao menor em 2015, o que vamos fazer. Os preços melhoraram um pouco mas nao vai cobrir os prejuizos, acho que esta na hora de tomarmos algumas providencias, principalmente com o governo, a situaçao e muito dificil.

Obrigado

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures