ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores da Colômbia fecham estradas no primeiro dia de greve

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/02/2013

1 MIN DE LEITURA

3
0
Milhares de cafeicultores colombianos bloquearam estradas e impediram a chegada dos grãos ao porto nesta segunda-feira (26/02), primeiro dia de uma greve com a qual eles cobram mais apoio governamental, após anos de problemas climáticos, doenças nas lavouras e câmbio valorizado (confira aqui sobre apelo do presidente da Colômbia para enfrentar a greve)

A disputa, se não for resolvida rapidamente, pode atrapalhar as esperanças colombianas de elevar sua produção de café de 7,74 milhões de sacas de 60 kg em 2012 para 10 milhões neste ano.

A renda dos cafeicultores da Colômbia diminuiu nos últimos anos por causa do preço dos fertilizantes e de outros insumos importados, e também por causa do valor baixo do café no mercado internacional e da excessiva valorização do peso colombiano - o que torna o produto local menos competitivo no mercado externo.

"Precisamos de rendimentos para os cafeicultores, estamos quebrados", disse Oscar Gutiérrez, coordenador de uma entidade que reúne cafeicultores de vários departamentos (províncias).

Segundo ele, durante a greve não haverá nem colheita nem venda de café.

A Colômbia é o quarto maior produtor mundial de café, atrás de Brasil, Vietnã e Indonésia. O país teve no ano passado sua pior safra em três décadas.

Desde 2009, os produtores sofrem o impacto das chuvas torrenciais, que encharcam a terra e derrubam os grãos dos pés de café, além de causar uma doença que dizimou as lavouras.

Um programa de renovação dos cafezais, com o objetivo de melhorar a produção nos próximos anos, também fez com que milhares de hectares ficassem temporariamente ociosos.

"Estamos vivendo na miséria", disse Teodulo Guzman, diretor de uma organização privada de cafeicultores no departamento de Huila.

"No momento, não temos dinheiro para pagar catadores de café, nem para fertilizar. A colheita secundária parece boa, mas vai ficar danificada porque não temos dinheiro para apanhar os grãos."

As informações são da Reuters, adaptadas pelo CaféPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ AUGUSTO MARQUES

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/03/2013

Pena que os Cafeicultores Brasileiros não fazem esse tipo de protresto, no Brasil, só tem resultado quebrando,paralisando estradas,...etc



Paralisação civilizada igual a de 2009 em Varginha, Sul de Minas não surta efeito...só politicagem.
DALMY CASSIO MIGUEL

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/02/2013

É uma vergonha para nos brasileiros assistir nosos hermanos colombianos fazerem um organizada e legitima manisfetação, mostrando ao governo central a situação em que se encontra a cafeicutira mundial.



Aqui, nossas "lideranças" dão as costas ao setor que mais contribui para gerção de empregos no campo. Não podemos mais aceitar a maneira que somos tratados pelo governo. O Ministerio da Agricultura, CNA e MAPA nada fizeram para criar um apolitica madura e duradoura quando os preços estavam cobrindo os custos de produção. Agora aparecem surgerindo medidas paleativas que pouco efeito traz para mudar o cenario catastrófico que vive a cafeicultura brasileira.
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/02/2013

Parabéns pela iniciativa amigos cafeicultores colombianos. Aqui no Brasil, somos um povo "esmoleiro", preferimos as migálias governamentais.



Enquanto as dívidas forem roladas, enquanto novos empréstimos forem colocados à nossa disposição, ficaremos mais endividados e acomodados como estamos. Parece que têm muita gente se beneficiando com essa desgraça. Receber esmola aqui é cultural; nossos políticos já descobriram isso e têm se beneficiados nas urnas. Lutem mesmo cafeicultores colombianos, quem sabe suas batalhas poderão beneficiar os corajosos e os covardes...!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures