ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultor busca alternativas para garantir qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2010

2 MIN DE LEITURA

6
0
Iniciou-se a colheita da nova safra de café no Brasil. De acordo com informação de diversos produtores, já publicadas aqui no CaféPoint, as lavouras estão com grande desuniformidade de maturação, o que exige maior atenção e cuidado com colheita e manejo pós-colheita.

O leitor do CaféPoint Erásio Junior, que produz café em um sítio de Alta Mogiana, enviou algumas fotos de sua lavoura que comprovam a desuniformidade de maturação comentada acima. Veja abaixo.











Ele afirma que essa desuniformidade é uma resposta de seis floradas, não havendo hipótese alguma para se fazer café com qualidade esse ano. "Nesta época do ano 80% dos grãos deveriam estar maduros, porém somente 20 a 30% estão. Do restante, 30% são verdoengos, 20% verdes, que não irão madurar a tempo, e outros 20% já estão secos. Os grãos secos devem cair até que os demais amadureçam, o que comprometerá a qualidade da bebida", completa ele.

Erásio acredita que o mercado terá uma grande surpresa, uma vez que não existe mão-de-obra para se fazer colheita seletiva, sendo necessário colher tudo junto.

De acordo com o leitor Antônio de Castilho, de Dois Córregos/SP, o ideal para tentar conseguir uma boa remuneração e qualidade, será baixar o custo e caprichar na colheita. "O produtor possui um tripé para melhorar sua rentabilidade: aumento de tecnologia (produtividade); gestão do negócio (custo); melhoria na colheita e secagem e por consequência melhoria na bebida (agregar valor)", comentou ele.

Muitos ainda não começaram a colheita, mas logo devem iniciá-la.

Diogo Dias Teixeira de Macedo, engenheiro agrônomo, produtor de café da Fazenda Recreio, apontou uma vantagem da fazenda, que é a boa distribuição de variedades, dividindo a maturação em várias épocas. "Iniciamos no Bourbon, passamos pelo Icatu, Mundo Novo e terminamos nos Catuaí. Isso ajuda bem a "tentar" colher maior parte de Cereja maduro, mas o clima influencia bem mais.

Welington Geraldo Rosa, produtor, classificador e degustador de café, de Campos Gerais/MG, disse que a colheita na região está em plena atividade e o que estamos observando é uma enorme desuniformidade nos grãos e peneiras muito baixas. "A qualidade de bebida tem proporcionado uma grande nuance de sabores muito desejáveis. Por isto, teremos duas pontas muito distintas, o que fará a diferença de mercado".

Como não existe uma receita de bolo, percebe-se que cada produtor busca uma saída para garantir a qualidade dos grãos colhidos e da bebida, e a rentabilidade de produção.

Que ferramentas tem utilizado para garantir a qualidade dos grãos, tanto na colheita como na pós-colheita?

Deixe um breve comentário através do box de cartas abaixo.

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/05/2010

Leornardo, o etileno, é um produto que deverá ser aplicado com o café já granado. Voce esperando 30 dias, não deverá ter problemas. Evidentemente que necessita de conhecimento técnico e fazer a contagem do café sobretudo na saia. É uma alternativa para esta época, onde a maturação está desuniforme. Lavouras que tem phoma, cercospora e ferrugem, existe uma possibilidade de desfolhamento maior. Espero ter contribuido com voce.
LUIZ AUGUSTO POLLO

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/05/2010

Na prática a aplicação do Etileno é inviável economicamente, e quando se fala em ter qualidade em café é ter lotes com maturação homogênea e a plicação do etileno não influi em nada neste sentido, só onera o custo.
em ano como este é ter paciencia e fazer um bom manejo de colheita e separar os lotes sem investimentos adicionais.
BRUNO MANOEL REZENDE DE MELO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 22/05/2010

A aplicação do etileno só se torna viavel quando for feita em 20% da área, proporcinando uma colheita mais cedo desta, fazendo com que haja tempo suficiente para as demais áreas atingirem grãos com maior porcentagem de grão cereja. É importante destacar que o produto só deve ser aplicado quando 90 a 95% dos grãos estiverem no estádio verde cana. A grande jogada deste produto é que ele faz com que os grãos amadureçam mais cedo facilitando a colheita, ou seja, a retirada do grão do pé de café, tornando o pendunculo menos resistenste a ação da colheita. O Grão que estiver verde irá ficar maduro só pelo lado de fora, permanecendo o seu interior com caracteristicas de grão verde.
LEONARDO KRAUSS QUEIROZ

PASSOS - MINAS GERAIS

EM 18/05/2010

Amigo, esse etileno ouvi dizer que madura só por fora do grao, ficando a parte de dentro verde ainda.O que vc acha?
RAFAEL PICCOLOTTO DOMENICO

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/05/2010

Estamos na região de São Gonçalo do Sapucai-MG e tambem estamos com o mesmo problema ,a opção foi começar a colheita nos talhões que estão mais uniformes.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/05/2010

Aqui na Santa Quitéria Agropecuária, observamos a mesma coisa. Café com maturação adiantada, na ponta e saia muito verde. É um ano atipico, e que muito está complicando a colheita. Optamos pela aplicação de etileno em 25% das lavouras, para ajudar na maturação.
Talvez possa servir de ajuda a aqueles que estão em dúvidas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures