ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Caetano Berlatto, da Faemg: a entrega de café brasileiro em NY não vai atrapalhar nossas negociações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/07/2010

3 MIN DE LEITURA

0
0
Caetano Berlatto é Assessor Técnico responsável pelo café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Caetano esteve acompanhando as discussões sobre a inclusão do café cereja descascado brasileiro na bolsa de Nova York, e concedeu entrevista ao CaféPoint para tratar do assunto e esclarecer algumas dúvidas.












Clique aqui e faça o download da entrevista.

Destaques da entrevista:

"A Federação é um braço político dos agricultores do estado Minas Gerais. Nós da comissão técnica do café, fazemos reuniões periódicas, trazemos demanda dos sindicados rurais para serem discutidas e demandadas pela comissão nacional de café em Brasília junto aos ministérios."

"Esse ano tem tido uma falta de café de qualidade, principalmente o cereja descascado. O indício disso já são os prêmios para Nova York. Neste ano os prêmios têm aumentado bem, mostrando que está tendo falta de oferta desses cafés mais finos."

CaféPoint: Países que entregam café em Nova York dizem que o café brasileiro é de qualidade inferior.

"Em relação a qualidade inferior, é mais um lobby dos outros países. O café brasileiro, falando especificamente de cereja descascado, não perde nada em qualidade para os outros países."

"O Brasil está produzindo entre 4 a 5 milhões sacas de cereja descascado de alta qualidade e o mundo está vendo isso com outros olhos. É natural que os outros países tenham esse receio dos cafés brasileiros, que já estão tomando lugar dentro do mercado, e que vai ser muito difícil tomarem de volta esse espaço."

"Essa é uma das razões que a bolsa de Nova York está repensando essa ideia de aceitar o cereja descascado brasileiro. Independe do aceite ou não o CD está sendo comercializado e é o preço de Nova York que baliza os preços desses cafés."

"O que eu mais vejo é que o pessoal tem um certo receio em relação aos diferencias para entrega. A conversa é que Nova York teria um diferencial de 9 a 10 cents abaixo e que tirando todos os custos de transporte, aqui no Brasil seria em torno de 24 cents abaixo. Só que temos que lembrar que esse prêmio é só para entrega física."

"Hoje, os prêmios para o cereja descascado brasileiro está em torno de 10 cents acima. Tendo ou não a entrega isso não muda, pois a entrega é a ultima opção de comercialização. Se os nosso prêmios aqui no Brasil tiverem abaixo que em Nova York, compensa a gente entregar lá. Como está sendo negociado acima, ninguém vai entregar lá."

"Isso vai se tornar uma espécie de piso. Não vai atrapalhar as nossas negociações. Se o prêmio no físico for mais vantajoso continua negociando no físico."

"Eu não vejo que [a abertura da bolsa de NY para entrega de cafés brasileiros] atrapalhe, que vá puxar para baixo os preços do café brasileiro. Vai funcionar como um piso em caso de baixa."

"Uma coisa que tem que lembrar o pessoal também é que a entrega física é menos de 1% dos contratos, pouca gente faz entrega física, e os estoques de Nova York estão caindo de 10 a 15 mil sacas por dia."

"Todo e qualquer café arábica comercializado no mundo tem como base a bolsa de Nova York. Não importa se é café brasileiro, cereja descascado, natural, ele utiliza Nova York como base. O que é negociado são os prêmios em relação aquela qualidade ou local onde está."

"O preço que chega aqui de R$ 300,00 é o preço de Nova York mais o prêmio."

"Em nossa próxima reunião vamos discutir desde Pis/Cofins para cadeia do café como também a explanação da proposta da criação do novo contrato de café de seca natural."

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures