ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Boro em fertilizantes granulados e farelados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2007

2 MIN DE LEITURA

1
0
André Guarçoni M., autor do artigo "Micronutrientes: deficiência em café e princípios de aplicação", responde dúvida de leitor do CaféPoint sobre utilização de fertilizantes granulados ou farelados para melhor aproveitamento do boro, na adubação do cafeeiro.

Pergunta do leitor

Boa tarde André,

Existe no mercado diversos produtos e formulações contendo elemento boro. Consultei diversas publicações e não cheguei a uma explicação confiável no que diz respeito a boro granulado e boro farelado.

Nas minhas recomendações, procuro saber dos produtores como é o barrado de suas lavouras, se muito fechado ou não, desta forma sei se o B granulado ou farelado chegará no local certo (perto do maior nº de raízes do cafeeiro).

O B granulado é mais caro, porém mais fácil de ser aplicado e atinge o local tido como mais indicado. É dito que na sua fabricação (granulação) ocorre perdas de B. Em contrapartida, o farelado é mais barato, mas durante a aplicação o produto cai pelas folhas e uma parte o vento carrega.

Minhas dúvidas são: no final, os dois produtos vão fazer o mesmo efeito? Existe uma perda de B na sua granulação? O método que utilizo na recomendação está correto?

Resposta de André Guarçoni

Pode não parecer, mas sua pergunta envolve muitos conceitos sobre fertilizantes. Tentarei seguir um raciocínio lógico. Portanto, as respostas talvez não sejam apresentadas na mesma ordem dos questionamentos.

Para a granulometria, temos:

Granulado: 95 % passando em peneira de 4 mm (ABNT nº 5) e 5 % passando em peneira de 1,0 mm (ABNT nº 35).

Farelado: 95 % passando em peneira de 3,6 mm (ABNT nº 4) e 25 % passando em peneira de 0,5 mm (ABNT nº 7).

Assim, o fertilizante farelado apresenta partículas menores (maior superfície específica) do que o fertilizante granulado. Isso tem implicações diretas na eficiência dos fertilizantes, dependendo da forma química na qual se encontra o boro. Formas pouco solúveis em água, como os óxidos silicatados, são mais rapidamente absorvidas se aplicadas como fertilizante farelado ou pó (maior superfície específica). No caso de formas muito solúveis em água, é preferível que sejam aplicadas como fertilizante granulado, o que reduz as perdas de boro, especialmente em solo arenoso e sob condições de elevada pluviosidade. Em relação à facilidade de aplicação, ninguém melhor do que você mesmo para decidir.

A natureza do processo de granulação, notadamente para obtenção de fertilizantes granulados, nos quais todos os nutrientes fazem parte de um mesmo grânulo, pode levar a alterações das características e da eficiência agronômica das fontes de micronutrientes incorporadas. Isso é diferente de dizer que há perda de boro. Qualquer fertilizante tem uma garantia mínima de concentração de nutrientes e, até que se prove o contrário, não há porque duvidar das quantidades especificadas nos rótulos. Portanto, você paga pela concentração de boro no fertilizante, e, nesse caso, o preço do kg do nutriente é essencial, não o preço da saca.

Eu, geralmente, utilizo o produto mais barato (kg do nutriente). Não compro rótulo nem propaganda. Preocupo-me, apenas, em aplicar o fertilizante de uma forma que aumente sua eficiência agronômica. O método que você utiliza está correto. Aplicar o fertilizante próximo ao maior número de raízes é sempre o mais correto. Quanto ao produto, acredito que, agora, você possa escolher com mais critério.

Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAERDIL OLIVEIRA DUTRA

MANTENA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/11/2007

Sou defensor da agricultura orgânica e utilizo a urina de vaca em pulverizações (1% foliar, 5% no solo). Além de excelente fonte de nitrogênio, a urina de vaca contém boro. Talvez o colega possa testar em um pequeno talhão, para aferir o resultado prático e a economia do método.

Um abraço,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures