ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Boa Esperança/MG: a topografia é determinante para a ocorrência de "chuva de manga"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/02/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Alysson Fagundes, pesquisador do Procafé, de Boa Esperança/MG: Caro Celso, na região de Boa Esperança as chuvas estão bem menos intensas que as observadas em Varginha e Três Pontas.Como estão os modelos de previsão para essa região mais às margens da represa de Furnas para os próximos meses? Obrigado


Celso Oliveira, meteorologista da Somar:

Prezado Alysson,

Quando você escreveu que tem chovido mais em Três Pontas e Varginha e menos em Boa Esperança, procurei imediatamente a altitude e a localização das cidades. E os números e mapas confirmaram minha expectativa. Se minha fonte não estiver errada, Varginha tem 916 metros, Três Pontas tem 885 metros e Boa Esperança 775 metros.

Quando passamos por um período de estiagem, a topografia passa a ser determinante para a ocorrência das chamadas de "chuva de manga". Estas mangas podem representar o sucesso de uma cultura se as frentes frias param de vir por algum motivo. E as chuvas isoladas nesta região de Minas Gerais acontecem por dois motivos: altitude e presença de represas. Em manhãs ensolaradas, por conta da diferença de altitude, normalmente surge um vento que sai dos vales e ruma na direção dos pontos mais elevados. Este vento leva um pouco de umidade, que acaba gerando nuvens carregadas e algumas chuvas de manga durante as tardes nos pontos mais elevados das regiões. Os vales não recebem as tais chuvas. Além disso, também existe uma brisa que sopra do centro das represas na direção das margens. O vento é chamado de brisa lacustre. As chuvas geradas por este vento não acontecem exatamente na margem. Eles acabam ocorrendo numa região um pouco mais distante, há alguns quilômetros. No caso do sul de Minas Gerais, os dois ventos acabam se somando. Normalmente observa-se um vento que sai do centro das represas e acaba rumando diretamente para os pontos mais elevados da região, onde causa chuvas. As outras áreas acabam passando por um período mais seco.

Saindo da explicação e rumando à previsão, aparentemente uma frente fria finalmente chegará ao sul de Minas Gerais na próxima semana, Alysson. E a previsão é de chuva generalizada, com acumulado de mais de 45mm especialmente em 18 de fevereiro. Entretanto, olhando mais para frente, a tendência neste ano é que o período das águas chegue ao fim mais precocemente que o normal por conta do El Niño. A partir de meados de março possivelmente já entraremos num período mais seco e quente por conta da influência do fenômeno.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures