ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bebida premium incrementa receita de cafeterias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/07/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Redes de cafeterias estão ampliando seu portfólio para atender a um consumidor mais exigente, investindo em itens sofisticados como cafés gourmet e especiais, com vários tipos de blends. Em alguns casos, ao adotar produtos premium, elas alcançam margens de lucro até 20% maiores, segundo especialistas.

O Brasil é hoje o segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Com a tendência de consumo da bebida fora de casa, a procura por produtos de maior valor agregado está maior e cada vez mais o consumidor parece disposto a pagar por cafés de maior qualidade. Prova disso é que o lucro médio da rede Vanilla Caffè, que possui 36 unidades em 10 estados brasileiros, é de 20%.

Sérgio Freire, diretor de Expansão da rede, ressalta que a procura por cafés de qualidade tem crescido, por isso a empresa passou a trabalhar com cafés especiais, acima dos cafés chamados gourmet, por possuírem certificações específicas, como da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Freire diz que a estratégia de oferecer produtos de maior valor agregado não apenas nos cafés, mas também sanduíches, nas sopas e nos doces, faz com que as cafeterias sejam "um negócio extremamente lucrativo e com que as margens de lucro cheguem a ser maiores do que em outros setores de alimentação".

Para o diretor, o mercado ainda tem um enorme potencial no País. "Nosso setor é um dos que mais crescem no mundo: cerca de 20% ao ano. No Brasil só se descobriu isso 5 anos atrás, há muito espaço ainda", diz. Diante disso, a rede tem planos de uma agressiva expansão e deve abrir quase o dobro do número de lojas que abriu no ano passado, ou seja, fechar o ano com 40 novas unidades.

Adriana Lima, gerente de Expansão da "Rei do Mate", afirma que a empresa passou a oferecer café gourmet no final de 2005 e, com isso, suas vendas tiveram um incremento imediato de 20%. De lá para cá, as vendas do produto aumentaram 80%. Apesar de uma elevação no preço no período, a gerente diz que o café foi bem aceito. Com 245 unidades, a rede deve abrir mais 30 lojas e nos próximos meses irá oferecer uma linha de 20 itens com sua marca no varejo, incluindo supermercados.

Quem segue essa estratégia é o Café do Ponto, com 70 pontos e que garante ter sido a primeira a operar tanto no varejo como em cafeterias. A rede acabou de fechar, por exemplo, um contrato de exclusividade com o grupo Wal-Mart para oferecer a marca Café do Ponto Safra Social. Na opinião da gerente de Marketing da rede, Ana Fossati, é visível que o consumo de cafés fora de casa vem crescendo e por isso a empresa deve continuar a se expandir, o que favorece o segmento no País.

Segundo Rafael Branco Peres, diretor do Café do Centro, torrefadora e fornecedora de cafés gourmet, o mercado está se sofisticando: "antes os cafés eram muito caros e desconhecidos, as pessoas não viam motivo para comprar um café 3 vezes mais caro que o normal". O diretor ainda ressalta que até as padarias são obrigadas a oferecer cafés melhores e que isso não é uma questão de maior poder aquisitivo, mas cultural. No ano passado, as vendas da fornecedora cresceram quase 50% e a cartela de clientes aumentou 40%. As informações são do Diário do Comércio e Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures