ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Baristas brasileiros têm destaque em Mundiais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
"Ainda não foi desta vez que conquistamos os primeiros lugares, mas as excelentes colocações dos baristas brasileiros nos quatro campeonatos mundiais, encerrados sábado em Londres, mostram o quanto nossos profissionais estão avançando tecnicamente, assim como comprova a importância das cafeterias continuarem investindo na capacitação profissional de suas equipes". A avaliação é de Edgard Bressani, presidente da ACBB - Associação Brasileira de Café e Barista, entidade responsável pela realização dos campeonatos nacionais e pela ida da equipe para a capital inglesa, onde foram disputados o 11º WBC - World Barista Championship e os mundiais de Latte Art, Cup Taster e de Coffee in Good Spirits.

A barista bicampeã brasileira Yara Castanho, da Suplicy Cafés, de São Paulo, ficou em 8º lugar no 11º WBC, campeonato que foi disputado por representantes de 56 países e que teve como vencedor o americano Michael Phillips (país pela primeira vez campeão desse torneio). Em 2009, Yara havia ficado em 18º. "Ela avançou dez posições, o que comprova que valeu o treinamento feito, desde fevereiro, com a equipe da microtorrefação The Coffee Colective, em Copenhague, na Dinamarca", avalia Bressani.

A mais nova concorrente a disputar um mundial, Carolina Franco de Souza, de apenas 18 anos, do Lucca Cafés Especiais, de Curitiba, ficou em 11º lugar, entre 38 participantes, no campeonato de Cup Taster, prova de avaliação sensorial que teve como campeão Hector Gonzalez, da Guatemala.

No mundial de Coffee in Good Spirits, vencido por Jeroen de Corte, da Bélgica, o brasileiro Marco de La Roche, pela segunda vez representando o Brasil nesta prova, ficou em 7º lugar (entre os 26 competidores), mesma posição conquistada em 2009. E no campeonato mundial de Latte Art, vencido por Haruna Murayama, do Japão, o estreante brasileiro Felipe Oliveira, também barista do Lucca Cafés, de Curitiba, ficou em 24º lugar, entre 33 competidores.

A ACBB é uma entidade sem fins lucrativos que congrega profissionais e empresas do setor de cafés especiais. É o national body do WBC - World Barista Championship - e a responsável pela realização do Campeonato Brasileiro de Barista e dos campeonatos de Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tasters no país. A entidade também é responsável pela certificação nacional de baristas e juizes. A diretoria é composta por Edgard Bressani, Gelma Franco (Il Barista), Cleia Junqueira, Silvia Magalhães e Ruimar de Oliveira Junior (Café Kahlua).

As informações são da Tempo Comunicação, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures