Baixo nível dos estoques mundiais de café reflete na alta de preços do grão

Redução dos estoques é uma preocupação. É um sinal de que a demanda está superando a oferta e é uma condição para o aumento dos preços

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os estoques de café arábica de alta qualidade, favorito de cafeterias artesanais, totalizaram 1.078 milhão de sacas, ou cerca de 143 milhões de libras, segundo dados divulgados pela Bolsa ICE Futures dos EUA. Esse é o nível mais baixo para os estoques monitorados desde fevereiro de 2000.

As reservas de café certificadas pelo ICE vêm caindo desde setembro por conta do aumento dos custos de envio e do clima desfavorável que prejudicou a produção do Brasil, maior produtor e exportador mundial.

A redução dos estoques é uma preocupação. É um sinal de que a demanda está superando a oferta e é uma condição para o aumento dos preços. “Os estoques baixos na Bolsa são um dos fatores de alta que contribuem para o aumento do preço do café”, disse Fernando Maximiliano, analista da StoneX, em São Paulo.

De acordo com o analista, no momento, é mais atraente para os produtores brasileiros vender no mercado interno do que pagar altos custos de frete para entregar a mercadoria na bolsa.

Atualmente, o Brasil responde por 39% dos estoques monitorados pelo ICE, ante 55% no ano passado.

As informações são do The National News / Tradução Juliana Santin

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.