ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

América Central: a crise da ferrugem do café será em 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/04/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O CRS (Catholic Relief Service ou Serviço Católico de Assistência, em tradução livre) está coletando dados dos pequenos produtores da América Central sobre os impactos da ferrugem do café. Até agora, as informações coletadas são de 13 cooperativas com mais de 6.800 membros. Alguns resultados preliminares foram apresentados na Guatemala e mostraram que: a produção caiu em 31%; a receita com café caiu ainda mais, uma vez que os preços de mercado estão menores do que estavam no ano passado – os produtores têm menos café para trazer ao mercado e estão ganhando menos para cada libra que produzem; somente 25% dos membros têm acesso a outras fontes de renda além do café e muitas cooperativas reportaram que seus membros dependem quase que exclusivamente do café para renda.

Essas notícias são ruins, mas as previsões para o próximo ano são ainda piores. Um dos líderes entrevistados em El Salvador disse: “A crise será em 2014”. Os especialistas reunidos em Guatemala concordaram com isso.

Os dados do CRS mostram que as cooperativas acreditam que sua produção cairá ainda mais no próximo ano, em até 56%. Esse dado inclui perdas pela ferrugem do café e o café que os produtores voluntariamente retirarão da produção em curto prazo para restaurar a produtividade em médio prazo através de poda e renovação.

Porém, os impactos negativos da ferrugem do café não estão sendo sentidos apenas na fazenda. Com menos café para cultivar, os produtores contratam menos pessoas para colher o grão – historicamente, uma fonte confiável de empregos para milhares de trabalhadores sazonais, muitos deles, trabalhadores que migraram de outras áreas da produção de café. Os especialistas estimam que a demanda por mão de obra sazonal no setor de café poderá cair em 30-40% no próximo ano e que os empregos permanentes poderiam ser eliminados se as projeções pessimistas para a produção se mantiverem.

Com fontes limitadas de renda além do café para os produtores e os empregos no setor de café caindo, a produção de alimentos para o consumo familiar assume maior importância. Felizmente, as colheitas de 2012 foram fortes e a previsão para 2013 ainda é positiva.

A reportagem é do Coffeelands.crs.org, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures