Administração da Café Damasco começa com demissões

A empresa norte-americana Sara Lee assume a administração da Café Damasco, em Curitiba, com a demissão de cerca de 150 funcionários De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas, Café e Alimentação de Curitiba e Região Metropolitana (Sindibebidas), o comunicado das demissões foi realizado na sexta-feira (03).

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A empresa norte-americana Sara Lee assume a administração da Café Damasco, em Curitiba, com a demissão de cerca de 150 funcionários De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas, Café e Alimentação de Curitiba e Região Metropolitana (Sindibebidas), o comunicado das demissões foi realizado na sexta-feira (03).

De acordo com o presidente do sindicato, Antonio Sérgio Farias, foi processado todo o estoque de café existente na fábrica Ele desconfia que esta atitude tenha sido tomada talvez com o objetivo de parar a atividade industrial Segundo ele, a empresa deve pagar todas as rescisões dos funcionários que começam a ser realizadas na segunda-feira (6) ''Se soubéssemos disso antes, teríamos feito um manifesto ''

Farias disse que, apesar de a venda ter sido anunciada só na última segunda-feira, o acordo já estava fechado há dez dias ''Fizeram tudo em sigilo para não fazermos protestos '' Segundo ele, a fábrica não tinha muita rotatividade de funcionários O salário médio para os trabalhadores da linha de produção é de R$ 800 O sindicalista informou ainda que os salários e o depósito do FGTS até o momento estavam em dia Ele disse que a Sara Lee contratou uma empresa para fazer a recolocação dos funcionários no mercado de trabalho, mesmo assim o sindicato pretende negociar mais algum benefício para os demitidos ''Não sabemos se a fábrica vai voltar a funcionar'', declarou.

Um dia antes das demissões, o porta-voz mundial da Sara Lee, Ernersto Duran, informou que, entre as decisões tomadas pela empresa, não havia o que resultasse na demissão de funcionários Ele afirmou que a empresa vê essa aquisição como um investimento para ajudar todas as grandes marcas da companhia de café (Pilão, Caboclo e Moka) tornarem-se disponíveis para mais consumidores em todo o território nacional Segundo ele, a compra da empresa paranaense permite que a Sara Lee se beneficie da força de vendas da Damasco e de sua rede de distribuição no Sul do País.

Ontem, em comunicado oficial, a Sara Lee informou que, como parte da incorporação dos negócios da Café Damasco, concluiu os estudos de reestruturação do quadro de funcionários Esclareceu ainda que a empresa oferecerá aos funcionários desligados o suporte necessário para auxiliá-los em sua recolocação no mercado de trabalho, sendo observadas todas as regulamentações e procedimentos locais exigidos.

A reportagem é de Andréa Bertoldi, para o jornal Folha de Londrina, adaptada pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.