ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ACBB aponta que cafeteria é um negócio lucrativo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nos últimos dez anos, o Brasil - o maior produtor mundial de café - tem assistido a um crescimento anual de cerca de 20% nas vendas de cafés. No caso dos cafés gourmet ou especiais, o aumento foi de 17% só em 2010. "A produção de café melhorou muito no Brasil e o paladar dos consumidores também", diz Edgard Bressani, presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).

De acordo com o presidente da associação, os cafés especiais chegam a ser 40% mais caros que o café tradicional. Todos esses pontos favoráveis aumentam também o número de empreendedores que investem em cafeterias especializadas para atender a um público cada vez mais exigente.

"Atualmente, uma cafeteria que oferece cafés gourmet pode ser uma opção muito rentável para quem deseja ter o próprio negócio", afirma Cleia Junqueira, diretora da ACBB, "O investimento inicial gira em torno de R$ 250 mil, mas, para o empresário ter sucesso, precisa entender tudo sobre café, fazer um bom planejamento, contratar profissionais treinados e investir nos equipamentos e produtos adequados", pondera.

Um fator importante também é ter um alto volume de cafés vendidos. Para ter um bom faturamento, é preciso vender de 300 a 400 xícaras por dia. Para Cleia, o lucro na venda de café é alto. Uma xícara de espresso custa, geralmente, de R$ 0,38 a R$ 0,80 e é revendida por R$ 3,50 a R$ 4. "O valor unitário é baixo, portanto é um negócio que requer volume", explica a diretora.

"Para complementar as vendas e agradar ainda mais o cliente, o empreendedor deve ficar atento a outros tipos de produtos que podem casar com as cafeterias, como salgados, biscoitinhos e até almoços, dependendo da região do estabelecimento", completa Cleia.

Segundo ela, contratar funcionários bem treinados e com o perfil certo é essencial. Profissionais que tenham certificado de barista da ACBB, por exemplo, podem ser uma boa opção, pois a certificação significa que passaram por um rigoroso processo seletivo. Além disso, no site da associação é possível encontrar indicações de cursos e workshops.

"Outra dica importante é escolher os equipamentos e produtos adequados e supervisionar a qualidade do serviço. A ACBB pode oferecer toda a orientação necessária para os empreendedores interessados em abrir um café", afirma Bressani.

Sobre a ACBB - Fundada em 2005, a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. A entidade é dirigida pelo presidente Edgard Bressani; pela diretora de marketing Gelma Franco, do IL Barista Cafés Especiais; pela diretora comercial Cléia Junqueira; e pela diretora de normas técnicas Georgia Franco de Souza, da Lucca Cafés.

A ACBB é o braço nacional do World Coffee Events (WCE), sendo responsável pela organização do Campeonato Brasileiro de Barista e dos campeonatos de Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tasters no País. A Associação também certifica baristas e juízes.

As informações são da Assessoria da ACBB, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures