ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Abic cria Calculadora de Carbono para as indústrias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/08/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade com o objetivo de ampliar a consciência de todos sobre a necessária proteção das espécies. No Brasil, o agronegócio café tem avançado consideravelmente na preservação da biodiversidade e no respeito à sustentabilidade econômica, ambiental e social. Um bom exemplo é o PCS - Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, lançado pela ABIC em 2006 e que garante ao consumidor, por meio de um selo estampado na embalagem, que determinada marca foi produzida dentro de todos os critérios da sustentabilidade, desde os grãos na lavoura até o processo industrial.

Agora, a ABIC abraça outra causa: contribuir para a diminuição do Aquecimento Global, um fenômeno causado pela ação do homem sobre o meio ambiente e que está ocasionando inúmeras alterações no clima que resultam, por exemplo, no aumento da frequência e intensidade de enchentes e secas; em perdas na agricultura; ameaças à biodiversidade e na elevação do nível do mar.

Exatamente por isso a ABIC desenvolveu, em parceria com a Key Associados, uma ferramenta que possibilitará à indústria conhecer sua ´pegada ecológica´ que, de maneira geral, significa a ´marcas´ ou o ´rastro´ que a sua atividade está deixando no meio ambiente. Trata-se de uma Calculadora de Carbono que ficará disponível no site da entidade. Basta acessá-la, preencher o formulário, e o industrial terá informações que o auxiliarão na tomada de ações para que sua empresa contribua com a diminuição dos impactos gerados.

São diversas ações possíveis para redução de emissões, a exemplo da substituição de alguma tecnologia por outra menos poluente ou da adoção de estratégias de redução na utilização de insumos e diminuição na geração de resíduos. Outra forma de contribuir com a melhoria nas condições climáticas do planeta é por meio da compensação das emissões geradas, que pode ser realizada de diversas formas como através do apoio a projetos socioambientais.

Após o uso da calculadora, o industrial poderá obter maiores detalhes sobre como compensar suas emissões de GEE (gases de efeito estufa), com o Instituto Totum, certificadora parceira da ABIC. Opções para ajudar a salvar o planeta não faltam: apoio a projetos de reflorestamento de floresta nativa; sistemas de eficiência energética (eólica, solar, hidrelétrica, biomassa animal ou vegetal); substituição de combustíveis fósseis utilizados no processo produtivo por combustíveis renováveis como biodiesel ou álcool; e compra de Créditos de Carbono de origem variada (mercados voluntário ou regulado internacionais).

As informações são da Abic, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures