ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

80% do café consumido na Colômbia em 2012 foi importado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Cerca de 80% do café consumido na Colômbia em 2012 foi importado, apesar de o país ser o quarto maior produtor do mundo e líder em exportação da categoria café arábica suave lavado, segundo dados oficiais.

O Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (DANE) confirmou que em 2012 a Colômbia importou, principalmente do Equador e do Peru, 1,03 milhão de sacas de café, que equivale a 80% do café consumido do país, o maior volume da história. Por exemplo, em 2000, foram importadas 21.400 sacas de 60 quilos e as compras do grão de outros países dispararam em 2009, com 757.667 sacas.

Segundo o relatório 'Café: mercados do mundo e comércio', do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Colômbia começou comprando café justamente quando começou a crise do setor pelas pragas e chuvas que levaram a uma redução da produção de 13 milhões de sacas em 2008 para menos de 8 milhões em 2012.

Estas compras correspondem principalmente à indústria de cafés solúveis, que compram subprodutos da produção colombiana que não chegam a ter qualidade suficiente para exportação.

O aumento das importações era um dos motivos de protesto dos cafeicultores e durante doze dias se manifestaram nas vias do país para exigir melhoras no setor, até que conseguiram em 8 de março chegar a um acordo com o governo.

A Colômbia é o quarto maior produtor de café do mundo, depois de Brasil, Vietnã e Indonésia, e produziu 7,6 milhões de sacas no ano cafeeiro, que vai de outubro de 2011 a setembro de 2012. Apesar do acordo de subsídios internos para quando o preço do café baixasse muito, não se chegou a um acordo sobre as compras no exterior.

Por outro lado, o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), Luis Genaro Muñoz, explicou que esse aumento das importações "não é um fenômeno extraordinário", dizendo que sua origem foi a queda na produção e sua continuidade pela tecnificação e melhora do grão, com qualidade de exportação.

O ex-secretário geral da FNC, Guillermo Trujillo, disse também que "o consumidor colombiano está acostumado a um perfil de xícara que se assemelha mais ao café que hoje é trazido ao país, que é de qualidade e preço inferiores".

"Importa-se a um dólar e nosso café é exportado a US$ 1,6. Portanto, é um exercício em que ganham o produtor, o torrefador e o consumidor". Trujillo disse que se o mercado local fosse abastecido com o grão de maior qualidade, "os preços internos do café torrado e moído seriam inalcançáveis para os colombianos".

A FNC agrupa mais de 560.000 famílias que vivem do cultivo de café, ainda que a grande maioria dos cafeicultores que se manifestaram nas semanas passadas denunciaram não se sentir representados por essa entidade, a quem, inclusive, acusaram de estar mais próxima do Governo que dos trabalhadores.

Segundo a Organização Internacional de Café (OIC), os produtores de café colombianos estão bem valorizados pelos mercados internacionais e a qualidade de seu grão é conhecida e respeitada em todo o mundo.

A reportagem é de Americaeconomia.com, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures