ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Simpósio de Cafeicultura de Montanha reunirá cafeicultores de Matas de Minas e Espírito Santo

AGENDA DO PRODUTOR

EM 16/01/2013

3 MIN DE LEITURA

1
0
Diretores da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) e da Associação de Cafés Especiais de Minas Gerais (SCAMG), que representa a região de Matas de Minas, reuniram-se na manhã desta terça-feira (15/01) com o prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, e o Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Cotrin Heringer, para discutir a realização do 17º Simpósio de Cafeicultura de Montanha.

Marcado para os dias 20 a 22 de março, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia em Manhuaçu-MG, o evento terá apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EMATER-MG, Sebrae-MG, Correios, Governo Federal e Administração de Manhuaçu.

Para o prefeito Nailton Cotrim Heringer, uma dos temas mais importantes para o evento é a necessidade de incentivar a participação dos pequenos produtores. “O município de Manhuaçu é parceiro deste evento e estamos justamente discutindo essa questão da logística, preocupados para que o Simpósio tenha mais sucesso. Sugerimos também incentivos para que os pequenos produtores da agricultura familiar possam participar”.

Nailton Heringer também reconheceu que o espaço do parque de exposições está ficando pequeno pelo tamanho do evento. Há dificuldades do salão, do acesso na ponte e a entrada na BR-262. Para ele, é mais uma justificativa para a cidade ter um centro de convenções e eventos.

Promover conhecimento

O atual prefeito de Manhuaçu lembrou que participou das outras 16 edições do simpósio e que o evento é fundamental para promover conhecimento no meio rural. “Sou cafeicultor e filho de pequeno agricultor. Defendo o sucesso desse evento. Quem vai a essas palestras, sempre aprende. Nós somos uma região que tem que se desenvolver como um todo e não apenas Manhuaçu ou apenas a cafeicultura de Minas Gerais, devemos buscar também a parceria dos cafeicultores do Espírito Santo”, ressaltou Nailton Heringer.

Para ele, além da identificação do café das Matas de Minas, a proposta do tema abordar o mercado de café é fundamental para tirar as propriedades do vermelho. “O grande problema já não é produzir café de qualidade. Produzimos bem, mas ainda vendemos barato. O comprador compra o melhor que nós temos. A questão continua centrada na sustentabilidade da propriedade. Temos que diminuir a distância entre o produtor e a xícara do consumidor. Queremos que a renda volte para os cafeicultores”, pontuou.

O Secretário de Agricultura de Manhuaçu, Eduardo Heringer, também valorizou a cafeicultura do ponto de vista econômico para o município e a região. “Ela representa o maior bem que os produtores detêm e que eles utilizam, direta ou indiretamente, para sustentar suas famílias. A Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Agricultura, é parceira e vai incentivar os agricultores para participarem. Temos que convidá-los para deixarem suas propriedades para adquirir conhecimento com palestrantes de alto nível. É uma oportunidade única para os nossos produtores”, destaca Eduardo Heringer.

Identidade e Mercado

Durante a reunião, o Presidente da ACIAM, Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) explicou que o evento deste ano tem como foco dois temas trabalhados no projeto Café das Matas Minas: identidade e mercado.

Cerca de 15 entidades, como cooperativas, sindicatos, associações e organizações públicas, participam do projeto coordenado pelo Sebrae-MG para criar uma identidade para o café das Matas de Minas e ainda fomentar o mercado para o produto da região.
“Essa reunião foi importante para apresentar essa parceria com a Prefeitura de Manhuaçu, através da nova administração com foco nesses dois temas. Desde outubro, o 17º Simpósio de Cafeicultura de Montanha vem sendo preparado e agora firmamos essa parceria com o prefeito Nailton Heringer e o Secretário de Agricultura Eduardo Heringer. Eles já conhecem o evento, por já terem participado de várias edições, mas agora estamos organizando essa parte de logística e estrutura”.

As informações são do Portal Caparaó, adaptadas pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ FERREIRA PINTO

RIO DE JANEIRO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 17/01/2013

Gostaria de lembrar aos organizadores desse marcante evento da cafeicultura, particularmente ao amigo secretário de agricultura de Manhuaçu Eduardo Heringer, a importância do Simpósio não só para a cafeicultura da zona da mata de Minas e Espirito Santo, mas também para o Rio de Janeiro que leva ao evento, todos anos, acima de 50 representantes entre produtores e técnicos.


                                                                

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures