carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Agenda do produtor

Mercado de café debate desafios para ampliação dos estoques

Por Equipe CaféPoint (CaféPoint)
postado em 24/08/2016

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Frente à baixa nos estoques brasileiros neste ciclo, o setor cafeeiro decidiu debater o tema em um encontro no próximo mês de setembro. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Ainda assim, o volume pode ser insuficiente para suprir as necessidades dos mercados interno e externo. As formas e desafios para tentar solucionar esse desequilíbrio serão destacados na quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC) 2016.
Atualmente, do total de café comercializado, aproximadamente 20 milhões de sacas são destinadas ao consumo local. No entanto, as vendas externas variam, em torno de 32 milhões por ano. “Falta produto, principalmente após os últimos dois anos (2014, e 2015) de seca. Estamos usando nossos estoques já há algum tempo, e os níveis estão baixos. Então agora é uma boa oportunidade para crescer”, avalia o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita.

A indústria nacional sofre neste ano com a falta, principalmente, do café conilon. No Estado do Espírito Santo, principal produtor do grão, a seca atingiu produções de forma severa.

O anúncio do 13º Levantamento dos Estoques Privados de Café, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou que número de sacas nos estoques privados brasileiros é menor do que na safra 2015. “O levantamento confirma que iniciamos o novo ano-safra brasileiro (julho de 2016 a junho de 2017) com estoques de passagem praticamente zerados”, afirmou o Escritório Carvalhaes.

Semana Internacional do Café 2016
A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 reunirá, de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Serviço
Semana Internacional do Café 2016
Data: 21 a 23 de setembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas, em Belo Horizonte
Programação completa: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Equipe CaféPoint    São Paulo - São Paulo

Mídia especializada/imprensa

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade