ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uma fazenda chamada São Paulo

SOU AGRO

EM 25/01/2012

3 MIN DE LEITURA

1
0
Júnior Milério

Em 1917 foi oficializado o brasão da capital paulista. Com ramos de café, o símbolo oficial da cidade carrega há 95 anos a imagem do principal produto nacional daquela época, período conhecido historicamente como o “Ciclo do Café”. E São Paulo contempla, mesmo, uma diversidade superlativa. Com mais de 11 milhões de habitantes, número superior a Portugal inteiro, da zona norte à zona sul, a cidade também tem desde a criação de ovelhas, cabras, bois, suínos, aves, até o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais.

O programa Agricultura Limpa, da prefeitura, conta com pelo menos 400 agricultores cadastrados. Sim, agricultores paulistanos. A iniciativa, segundo Nadiella Monteiro, diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento da cidade, “nasceu da necessidade de reestimular agricultores da região sul a manter a produção. Mas em dois anos, já estamos presentes em todas as regiões”.

Ela conta que, na zona sul é mais comum a produção de plantas ornamentais e hortaliças, e acredita que “a agricultura por perto traz de volta a valorização do agricultor, um pouco esquecida ao longo dos últimos anos”.

Aprendendo a plantar, a colher e a ser cidadão

Há 10 anos, buscando atender as necessidades da região de São Mateus, zona leste da capital, o Centro Educacional Comunitário Tabor oferece o curso técnico em agropecuária. A diretora da instituição, Adriana Aparecida Romão, diz que “são pelo menos 300 profissionais formados pela Tabor, e 99% empregados, trabalhando aqui em São Paulo”.

São jovens a partir de 15 anos, e sem limite de idade para ingressar no curso que conta com disciplinas que ensinam desde empreendedorismo, até técnicas de produção de laticínios. “Do leite das cabras criadas aqui, e são de 80 a 90 litros por dia, os alunos aprendem a fazer queijo, achocolatado, sorvete. Tudo que for possível”, explica Adriana, que afirma convicta: “atuando na cidade, fazendo parte do munícipio, a pessoa quer cuidar melhor de onde vive, e o contato com a terra, com a vida, traz essa preocupação”.

São Paulo e sabores

Na capital paulista existem ao menos 15 Ongs envolvidas com assuntos relacionados ao agro. São instituições preocupadas com a agricultura urbana, e também com pequenos produtores, “muitos desestimulados a continuar com o cultivo, como na região de Parelheiros, zona sul da cidade”, diz Nadiella. “E estas iniciativas colaboram com a perenidade de ações como a da Agricultura Limpa”, acredita.

São Paulo também é a capital das feiras livres. E muitas vezes, este é um momento importante para o produtor, que pode vir a ter contato direto com o consumidor. “É o alimento fresco, a curiosidade de quem não sabe como é cultivado e a disponibilidade do agricultor. Muitos passam a plantar um tipo diferente de produto depois de um cliente pedir na feira”, conta Nadiella.

Da riqueza da terra brasileira, atualmente também existe uma culinária típica do Brasil e reconhecida internacionalmente. E São Paulo tem três restaurantes entre os cem melhores do mundo. D.O.M., Fasano e Maní. Eles estão entre os mais de 12 mil estabelecimentos da cidade.

Celso dos Santos Silva, consultor do sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de São Paulo (SinHoRes-SP), acredita que o cenário atual revela chefs que reconhecem os valores da agricultura, seja do pequeno ou do médio produtor. “Se não tiver a agricultura, que é a base, não tem nada, a culinária não se sustenta”, diz ele.

O especialista conclui defendendo que, “além da preocupação sustentável, isto também garante qualidade e diversidade no cardápio”. E se a França tem o terroir, termo que identifica a terra de origem de determinado produto e suas peculiaridades, o Brasil e São Paulo têm uma imensidão de sabores, que fazem da capital paulista uma das cidades mais gostosas do mundo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS EDUARDO COSTA MARIA

ANHEMBI - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 13/02/2012

Legal!
É uma cidade que não conhecia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures