ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Grupo de discussão: "Iniciativas para reduzir os custos na indústria de café" - Encafé 2009

NATÁLIA SAMPAIO SENE FERNANDES

EM 23/11/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Estive no Encafé 2009, entre os dias 18 e 22 de novembro, assistindo palestras e partipando dos grupos de discussão sobre o crescimento do mercado de cafés de alta qualidade.

O formato dos grupos de discussão são inovadores, sendo uma forma de trocar experiências e ganhar conhecimentos.

Um dos grupos foi sobre as “Iniciativas para reduzir os custos na indústria de café: que pode ser feito? Onde há desperdício?”

Foram colocadas diversas pautas para redução de custos para indústrias e as mais relevantes foram:

1. Os industriais sentem necessidade em monitorar os valores de seus gastos e receitas, porém tem dificuldade de acesso a esses valores. Uma das sugestões apontadas foi de que a Abic estude a possibilidade de criar indicadores que deem base para os industriais. Com esses indicadores ficaria mais fácil fazer cálculos sobre o que está sendo gasto, com que está sendo gasto, onde há desperdício, e assim conferir se o preço que se paga por matérias-primas, mão-de-obra, entre outros está dentro do que realmente vale.

2. Outra questão colocada como sugestão para redução dos custos foi a quebra de paradigmas em relação as questões culturais. Muitas indústrias deixam de trabalhar juntas, efetuando compras coletivas por exemplo, pois esbarram em questões culturais em que, cada uma acredita que seus manejos e decisões tomadas continuam permitindo a promoção de suas vendas, ficando fechadas para mudanças de atitudes de acordo com as demais indústrias.

Se esse paradigma fosse quebrado, ocorreriam novas mudanças no mercado, dando origem a grandes inovações.

3. Por último, outro fator julgado como imprescindível é a otimização de suas estruturas para diversificação de produtos. Isso significa produzir produtos variados utilizando a mesma estrutura já existente na indústria, como produzir outro tipo de bebida além do café.

Essa sugestão pode ser usada também para cafeterias. Serviços agregados podem ser adicionados ao ambiente existente, como a venda de outras bebidas, a base de café ou não, ou alguns tipos de comidas, petiscos, sorvetes, entre outros.

O industrial tem que vender marca.

Todos os representantes que estavam no grupo apontaram suas opiniões.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures