ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda Serra Negra - maior produção, menos mão-de-obra

MYPOINT

EM 26/02/2007

3 MIN DE LEITURA

0
0
Localizada no município de Guimarânea/MG, a fazenda Serra Negra é um exemplo de bons índices para a pecuária leiteira do Brasil, mas quando você a visita percebe que não é só isso. Ela também pode ser um exemplo de dedicação e comprometimento de uma família com a atividade leiteira.


Contando com um área de 97ha, dos quais 65 são dedicados a produção de silagem de milho, hoje a Serra Negra possui um rebanho de 333 cabeças, das quais 178 em lactação. Sua produção diária de 6.000 litros, é fruto de um longo melhoramento genético iniciado em 1968, quando o proprietário, Alcy dos Reis Nunes, começou a atividade com 06 vacas produzindo 11 litros/dia. Hoje o Sr. Alcy permanece à frente da atividade, mas com a ajuda de seus três filhos e esposas, ambos com cursos técnicos e superiores.

A fazenda utiliza o Sitema de Ordenha Espinha de Peixe com extratores automáticos ACR5000 e o Tanque de Resfriamento DeLaval DX/C 8.000L.

Entrevistamos o Sr. Alcy, proprietário da fazenda. Confira!

1. Quem trabalha na produção de leite?
Somente a minha família, ou seja, eu, meus três filhos e suas esposas.

2. Quais foram os investimentos mais importantes feitos na propriedade nos últimos anos?
De uma forma geral, foi todo o investimento em leite, desde a Inseminação artificial, passando pela ordenha mecânica 2x6=12 com extratores, o tanque de expansão para 8.000 litros e, por último, a plantadeira para plantio direto.

3. O que representa o equipamento de ordenha para a fazenda e para a produção de leite?
Representou sair de uma produção de 1.000 Litros/dia usando 04 pessoas e mais 01 terceiro gastando 09 horas diárias, para os atuais 6.000 litros/dia utilizando menos mão-de-obra e tendo a oportunidade de folgar uma vez por semana.

Hoje gastamos as mesmas 09 horas nas 03 ordenhas, sendo essa tarefa realizada por dois casais, (eles se revezam entres as ordenhas). A partir de abril de 2003, as esposas começaram a participar dessa tarefa, pois começamos a fazer 03 ordenhas diárias. Antes as esposas já faziam outros serviços e a aceitação foi de imediato, mesmo elas sendo formadas e tendo outras oportunidades de emprego na cidade. Além de tudo isso a ordenha proporcionou a melhoria da qualidade do leite e higiene.

4. Como manter o equipamento sempre novo? O sr. faz Manutenção Programada?
Seguimos as recomendações do fabricante, assim como as evoluções deles. Itens como troca de teteiras, peças e revisão programadas são indispensáveis para um equipamento que trabalha 03 vezes por dia durante 365 dias no ano. Não dá para brincar nessa hora, devemos ter bons parceiros e um bom relacionamento, aqui não utilizamos peças piratas!

5. O sr. acha que assim o equipamento de ordenha funciona sempre em sua melhor condição e portanto com a máxima eficiência?
Sim, acredito nisso. No momento, ele atende todas as nossas necessidades, se adapta com a melhor rotina de ordenha da fazenda e a nossa melhor qualidade de vida.

6. Então vale a pena investir na prevenção de problemas, com o que chamamos "DeLaval Serviços"?
Temos que ser profissionais e confiar nas pesquisas e nos técnicos da empresa. Temos que confiar no que está comprovado, não é nosso papel fazer testes na fazenda. Se a empresa diz que a dosagem de detergente é aquela porque eu vou duvidar? Só assim teremos a certeza de um bom funcionamento, um leite de qualidade, uma ordenha saudável e uma maior vida útil dos animais. Creio muito nisso para conseguir meus índices: UFC 5.000/ML média ano e CCS:220.000/ML média ano, sempre seguindo a recomendação da Delaval.

7. Quais são as medidas adotadas em sua fazenda para assegurar a qualidade do leite produzido?
Trabalhar entusiasmado. Vivo do leite há muito tempo, sempre busquei crescimento. Procurar se atualizar em palestras e treinamentos e por fim corrigir rápido os erros.

8. E quais são os planos para o futuro?
Continuar no leite, melhorar a qualidade de vida, pensar sempre que amanhã será melhor que hoje. Manter sempre os bons índices alcançados, buscar sempre uma boa produtividade/ha (hoje acima de 20.000 Litros/ha).

E pode ter certeza que daqui a 05 anos toda a família vai estar junta na atividade, independentemente do mercado!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures