ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agropecuária Rex - Melhoria constante da qualidade do leite

MYPOINT

EM 16/03/2007

4 MIN DE LEITURA

1
2
Dados

Propriedade: Agropecuária Rex Ltda. (Fazenda Palmito)
Proprietários: Maria Antonieta Guazzelli Quilicci Leite e Otávio Guazzelli
Localização: Boa Esperança/MG (Sul de Minas)
Área: 965,5 ha dos quais 600 ha são utilizados na lavoura de milho (metade desse milho é transformado em silagem), 111 ha fazem parte da lavoura de café, 150 ha são dedicados ao leite e o restante, 115 há, compõem a reserva florestal de eucalipto e reserva florestal nativa.
Produção: 10.400 litros/dia
Média de produção: 31 litros/vaca
Número de vacas: 340 vacas em lactação da raça holandesa
Equipamentos:
Ordenha Linha Baixa DeLaval 2 x 10 (20)
 Bomba de Vácuo LVP 3000 (capacidade de 3000 Litros por minuto)
 VSD à Sistema que regula a rotação da bomba de vácuo, reduzindo o desgaste da bomba e o consumo de energia
 01 Bombas de Vácuo 77 (1600L/min), com motor elétrico 05CV incluso.
 Regulador de Vácuo VMR 4500L
 Coletores Harmony - Coletor de melhor vazão do mercado. Benefícios - Ordenha mais tranqüila e vacas mais saudáveis.
 Pulsador Eletrônico EP100 (20 unidades) - sistema de pulsação individual
 Unidade Final SR100 - com capacidade de 100 litros;
 Bomba de leite FMP110 - bomba de alta vazão, 13200L/hora;
 Sistema de Limpeza tipo velas, que garantem uma limpeza mais eficiente dos conjuntos;
 Contenção NZ 60º 2x10 (20). Contenção semi-paralela, de estrutura robusta e resistente, permite agilidade de entrada e saída dos animais, maior velocidade de ordenha e ótimo posicionamento dos animais. Possibilidade de ajustes no tamanho da contenção, melhorando o posicionamento de novilhas e vacas adultas.
 Extrator de Teteiras MP300 (20 unidades)
 Programador de Limpeza C100E, com diversas opções de programação. Confiança e praticidade na limpeza da ordenha.
 Medidores de Leite MM6

A História

A família Guazzelli foi a fundadora e propietária durante 50 anos do Laticínios Rex localizado em Poços de Caldas com filiais em Santa Rita de Caldas, Ipuiuna e Boda da Mata.

No ano de 1968, a família adquiriu a Fazenda Palmito, no município de Boa Esperança/MG. Sob a gestão do Sr. Reynaldo Guazzelli iniciou-se um processo de formação da Fazenda através de obras civís e da transformação de grande área de cerrado em terras produtivas.

Inicialmente além das atividades de criação de toda a infra estrutura necessária como água, moradias, barracões, luz, etc. foram formadas áreas de eucalipto.

Posteriormente inciou-se o cultivo de arroz, feijão, milho, gado de corte e produção de leite. No final da década de 80 foram formadas lavouras de café.

Em 1994 foi instalada na fazenda a primeira ordenhadeira mecânica intensivando a atividade de produção de leite.

Produção de leite

A vida inteira de uma família dedicada ao desenvolvimento de uma atividade apresenta as excelentes médias da Agropecuária Rex.

A Agropecuária Rex produz 10.400 litros de leite por dia, extraídos em 3 ordenhas. Tudo isso com a alta qualidade de CCS em torno de 110.000 e contagem bacteriana em torno de 20.000 UFC e intervalo entre partos de 13 meses.

A Capebe (Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança) faz a coleta três vezes ao dia. A propriedade possui dois tanques de expansão sendo um de 3.000 litros e outro de 1.000 litros de capacidade.

As vacas são alimentadas em diferentes lotes, de acordo com sua necessidade nutricional. Elas recebem a ração e a silagem no cocho e a fazenda vem pensando em adotar o sistema de free-stall.

Tanta dedicação e esforço, coloca a fazenda entre uma das 100 mais produtivas do Brasil e sempre entre as primeiras posições no ranking publicado mensalmente pela revista Balde Branco.

A Agropecuária rex acaba de adquirir uma sala de ordenha 2 x 10 (20) da DeLaval e com a instalação da nova ordenha a Rex desenvolveu uma parceria com a Centro Alfa (revenda DeLaval em Varginha/MG) que está cuidando de todo o planejamento de serviços da propriedade.

Segundo, Olga Maria de Oliveira, gerente administrativa da fazenda que nos concedeu essa entrevista, o patriarca Sr. Reynaldo sempre trabalhou com a DeLaval desde a época de seu laticínio, tanto pela qualidade dos produtos, quanto pelo atendimento e profissionalismo. E esse foi o grande fator de decisão na aquisição da nova sala de ordenha.

Ao visitarmos a fazenda para essa entrevista a nova sala de ordenha tinha apenas 24 horas de funcionamento e mesmo com toda a agitação dos animais (decorrentes das mudanças de estrutura da sala, e do novo ambiente), os retireiros já comemoravam a diminuição do tempo gasto com a ordenha.

Gerenciamento da fazenda

A Agropecuária Rex possui atualmente 27 funcionários dos quais 7 deles são exclusivos da produção de leite (ordenhadores). Na opinião de Olga Maria de Oliveira, gerente administrativa da fazenda, um dos fatores que leva a fazenda a fazer tanto sucesso é a imensa liberdade de participação que toda equipe possui. "A D. Antonieta sempre dá liberdade para os funcionários darem a sua opinião, isso faz com que os erros sejam identificados e corrigidos mais rapidamente e faz também com que as pessoas se comprometam mais com suas atividades", comenta Olga.

O gerenciamento da fazenda também é assistido por um agrônomo que cuida da lavoura de café e de milho e que aproveita o esterco dos animais nessas lavouras.

Qualidade do leite

De acordo com o veterinário Luiz Alberto Botega (Beto), atitudes realizadas na propriedade como o monitoramento mensal da CCS individual das vacas em lactação desde fevereiro de 2004, uma linha de ordenha bem feita, orientação técnica para os ordenhadores e seleção genética voltada para sanidade de úbere,proporcionaram a excelente qualidade do leite produzido atualmente na propriedade. A aquisição do novo equipamento de ordenha soma-se a todas essas ações e será mais uma ferramenta para manter os níveis de qualidade atuais.


Da esquerda para a direita: Beto, o veterinário; Olga, gerente administrativa da fazenda e Angelo Guazzelli, irmão dos proprietários da Agropecuária Rex.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA CLARA CARBONI

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 06/03/2019

Porque deixar as vacas presas dessa forma.
É desumano.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures