ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 cuidados essenciais na colheita do café

POR EDUCAPOINT

BLOG

EM 06/06/2019

3 MIN DE LEITURA

0
1
O café é uma bebida que faz parte do dia a dia dos brasileiros. Assim, garantir uma bebida de ótima qualidade é muito importante para o crescimento do setor cafeeiro do país. Para se obter um café de alta qualidade é necessário o manejo correto em todas as fases de produção. Uma das fases importantes na produção de um ótimo café é o momento da colheita e da pós-colheita.

Confira abaixo 5 cuidados que são essenciais para garantir uma colheita de café de qualidade

#1 Colocação do pano

Um cuidado muito importante na colheita do café é com o pano, de forma que, ao ser colocado no solo, esse pano separe os frutos que já estão no chão e certamente já em processo de deterioração e poderão afetar a qualidade da bebida. Esse pano deve cobrir totalmente o solo e envolver o ramo de café no qual será feita a colheita.


Foto 1: A colocação do pano durante a colheita do café deve cobrir os grãos que já estavam no chão

#2 Evitar pisar nos frutos caídos

Outro cuidado essencial que precisa ser tomado na colheita do café é que o apanhador evite pisar nos frutos que caem no chão. Isso porque, com o pisoteio, os frutos serão descascados e no momento da secagem, acabarão secando antes dos frutos que não foram descascados, prejudicando a qualidade da bebida.


Foto 2: Apanhador deve evitar pisar nos grãos de café que caem no chão no momento da colheita

#3 Evitar a “virada dos ramos”

A prática de “virada dos ramos” consiste em pegar os ramos que estão virados ao lado contrário do apanhador e virar para seu lado, o que pode levar à quebra dos ramos ou trincas, que pode levar ao crescimento de novos ramos, que não é ideal para o cafeeiro.


Foto 3: Ramo quebrado devido à prática de "virada de ramos"

#4 Não deixar a saca com café no sol após a colheita

Após a colheita, o café será colocado dentro de um saco de ráfia. É comum que o apanhador deixe esse saco na rua, nas entrelinhas, exposto ao sol. Como o café tem umidade e alto teor de açúcar, por se tratar principalmente de um fruto cereja, rapidamente o café entra em fermentação.

Assim, a saca de café não deve ser mantida na entrelinha por mais de quatro horas. É comum que o apanhador comece a trabalhar às 7 horas da manhã, mas o café somente seja recolhido às 3 horas da tarde, levando a um processo de fermentação indesejável.


Foto 4: Café mantido na rua, embaixo de sol.

#5 Não utilize sacos plásticos para acondicionar o cafe

Alguns produtores, além de deixar o café colhido ao sol por muito tempo, colocam os frutos dentro de um saco plástico, que não têm ventilação. Isso pode ser ainda pior, quando esse saco é reaproveitado de adubos, o que pode ser muito prejudicial ao café.


Foto 5: Café acondicionado em saco plástico de adubo

O correto é colocar o café em sacos de ráfia, deixar sua boca aberta e colocar à sombra do cafeeiro, evitando que ocorra o indesejável processo de fermentação.


Foto 6: Café acondicionado em saco de ráfia, com a boca aberta, na sombra

Gostou dessas dicas? Para ajudar você a melhorar cada vez mais sua técnicas de colheita de café, o EducaPoint acaba de lançar o curso on-line Tecnologias de colheita e pós-colheita do café.

Neste curso, o professor da Universidade Federal de Lavras e Q-Grader, licenciado pelo CQI – Coffee Quality Institute/USA, Dr. Virgílio Anastácio, apresenta os procedimentos adequados durante a colheita e pós-colheita para se produzir um café de alta qualidade.

Confira abaixo o convire feito pelo instrutor:


Para ter acesso ao curso você  pode fazer adiquiri-lo individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são mais de 145 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures