ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de poda em cafeeiros, para equilíbrio da PA/SR, visando tolerância ao estresse hídrico

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 15/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A poda em cafeeiros, ao reduzir a altura e a área foliar das plantas, pode favorecer, através de um melhor equilíbrio entre a parte aérea (PA) e o sistema radicular (SR), uma maior tolerância ao estresse hídrico, o que é muito útil em regiões com chuvas deficientes. 

O uso da poda em cafezais visa atender diversas finalidades, sendo as principais – a recuperação da ramagem das plantas, objetivando melhorar a sua produtividade e, em muitos casos, também para promover a abertura de lavouras, quando elas se encontrarem em vias ou já com fechamento das plantas. 

Uma finalidade que tem sido pouco considerada no uso das podas é a que prevê a redução da área vegetativa dos cafeeiros, principalmente em altura das plantas, para melhorar o equilíbrio hídrico nas plantas, o que se mostra muito útil em áreas onde o regime de chuvas não é bom, ocorrendo déficits hídricos. 

Um trabalho de acompanhamento de lavouras de café podadas por esqueletamento, em comparação com outras não podadas, foi realizado em fazenda do Sul de Minas. Verificou-se que as plantas podadas mostraram uma condição vegetativa/produtiva bem superior, diante de um período de poucas chuvas. (Matiello et ali, In- Anais do 46º CBPC, Fundação Procafé, 2022. p.10.). 

Na região cafeeira da Chapada Diamantina, na Bahia, o regime de chuvas tem sido deficiente na maior parte do ano, especialmente no período de outubro a fevereiro, época crítica para o cafeeiro, onde ocorre o crescimento e a frutificação das plantas (tabela 1). Nessa região, têm sido verificados bons resultados no uso de poda tipo decote baixo, para melhorar a condição dos cafeeiros, isto porque as plantas podadas passam a apresentar um melhor equilíbrio entre a sua parte aérea e o sistema radicular. Assim, o sistema radicular consegue abastecer melhor de água a copa da planta, agora reduzida e com menor consumo. 

A indicação da poda de decote é feita nas áreas de cafeeiros mais altos e que se apresentam mais sentidas após a safra. O decote é conduzido sem brotos na parte superior das plantas, para reforço da ramagem lateral, e, depois de 2 anos, pode-se aplicar o esqueletamento. 

Tabela 1- Precipitação pluviométrica mensal (em mm de chuva) na Fazenda Vista Bela, a 900 m de altitude, em Bonito (BA), na média dos últimos 35 anos - 1989-2022


Cafeeiros na Chapada Diamantina (BA) em trabalho de decote para reduzir sua altura, visando melhorar o equilíbrio entre a PA e o SR, e obter maior tolerância ao estresse hídrico


Detalhe da menor altura das plantas podadas, em relação àquelas ainda sem podar


Vista geral de como ficou a lavoura rebaixada, por poda, visando melhor tolerância ao estresse hídrico

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures